segunda-feira, 12 de setembro de 2022

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER – AS ORIGENS EXPLICADAS PELO AUTOR

 

  

Imagem de Prawny por Pixabay 

Não há dois seres humanos – nem mesmo gêmeos idênticos – que possuam o mesmo perfil em suas qualidades e suas limitações em termos de inteligência (Gardner, 2010)

 

 INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER – AS ORIGENS EXPLICADAS PELO AUTOR


HOWARD GARDNER conta, na obra “As inteligências múltiplas ao redor do mundo”, como começou sua teoria:

 Em 1983, publiquei Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences [Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas, Artmed, 1994]. Na época, era pesquisador e psicólogo, trabalhando em tempo integral na região de Cambridge/Boston. Dividia meu tempo entre dois centros de pesquisa: o Boston Veterans Administration Medical Center, onde trabalhava e desenvolvia estudos com indivíduos que haviam sofrido alguma forma de dano cerebral, e no Projeto Zero, um grupo de pesquisa na Escola de Pós-Graduação em Educação de Harvard, que tratava de questões de desenvolvimento humano e cognição, principalmente nas artes. Meu trabalho dentro do Projeto Zero examinava o desenvolvimento, em crianças, de diferentes habilidades em várias formas de arte.

 

Eu possuía formação como psicólogo do desenvolvimento, nas tradições de Jean Piaget, Lev Vygotsky e Jerome Bruner, e me considerava parte desse segmento da comunidade acadêmica, e alguém que se dirigia a ele. Se não tivesse trabalhado junto dessas populações – crianças normais e superdotadas e as que haviam sido normais e sofreram dano cerebral – eu nunca teria concebido minha teoria das inteligências múltiplas (IM, como veio a ser chamada depois). Como a maioria das pessoas leigas e a maior parte dos outros psicólogos, teria continuado a acreditar na ortodoxia do quociente de inteligência (QI): na existência de algo único chamado inteligência, que nos permite fazer uma série de coisas mais ou menos bem, dependendo do quanto somos “inteligentes”. Nascemos com um determinado potencial intelectual que é, em grande parte, herdável (ou seja, nossos pais biológicos são os principais determinantes de nossa inteligência), e os psicometristas são capazes de nos dizer nosso nível de inteligência administrando testes nesse campo.

 

Entretanto, todos os dias em que trabalhava, eu entrava em contato com exceções evidentes a essa ortodoxia. Encontrei indivíduos com dano cerebral cuja linguagem havia sido muito prejudicada, mas que conseguiam bons sultados em contextos desconhecidos; observei pacientes com dano cerebral com dificuldades em termos espaciais, mas que conseguiam realizar todos os tipos de tarefas linguísticas. Observavam-se dissociações duplas desse tipo em todo o espectro cognitivo. Eu estava tão intrigado com esses fenômenos que, em 1975, publiquei The Shattered Mind: The Person After Brain Damage. As mesmas anomalias surgiam em meus estudos com crianças.

 

Alguém com pouca idade pode ter um desempenho excelente em poesia, ficção e expressão oral, mas ter dificuldades para desenhar uma pessoa, uma planta ou um avião. Um colega dessa pessoa pode ser excelente desenhista, mas ter dificuldade para falar, escrever ou ler. Essa ideias começaram a ser expressadas em meu livro de 1973, The Arts and Human Development, e no de 1980, Artful Scribbles. Mais uma vez, esse padrão de dissociações não é compatível com a ortodoxia que eu havia absorvido crescendo nos Estados Unidos dos anos de 1950 e como estudante de psicologia do desenvolvimento e cognitiva na década de 1960.

 

A vaga intuição de que “há algo de podre no estado da teoria sobre a inteligência” provavelmente teria permanecido sem verificação se não fosse por uma organização filantrópica holandesa, a Fundação Bernard Van Leer. Em 1979, a fundação concedeu uma verba generosa à Escola de PósGraduação em Educação de Harvard para responder à seguinte pergunta: “O que se sabe sobre a natureza e a realização do potencial humano?”. Essa era uma questão de peso – eu costumava brincar dizendo que era “uma pergunta mais típica da Costa Oeste dos Estados Unidos do que da Costa Leste”. No evento, pediram-me que preparasse uma síntese daquilo que já se havia determinado sobre cognição humana a partir das ciências biológicas, psicológicas e sociais.

 

Imagem de WikimediaImages por Pixabay 

Na China, em 2004, tentei descobrir as razões pelas quais minha teoria das IM havia se estabelecido ali. O mistério foi esclarecido por um jornalista em Xangai, que me disse: “Dr. Gardner, no Ocidente, quando as pessoas ouvem falar nas IM, vão diretamente ao que é especial em seu filho, a descobrir seu ‘gênio especial’. Na China, ao contrário, as múltiplas inteligências são simplesmente oito talentos que devemos desenvolver nos filhos de todas as pessoas”. 


 

O NASCIMENTO DA TEORIA

Alguns anos antes, eu havia feito um rascunho muito inicial de um livro chamado Kinds of Minds, mas a ideia nunca chegou a ser lançada. Ter recebido cinco anos de apoio generoso da Fundação Van Leer me deu uma oportunidade valiosa. Com a ajuda de vários assistentes de pesquisa talentosos, fiz o levantamento de uma ampla literatura sobre cognição, incluindo estudos em genética, neurociência, psicologia, educação, antropologia e outras disciplinas e subdisciplinas. Esse levantamento não apenas fortaleceu minha crescente intuição de que a cognição não era monolítica, como também proporcionou as evidências empíricas duras com as quais embasar essa afirmação.

 

Restavam dois passos. O primeiro era como chamar essas faculdades humanas dissociáveis. Cogitei uma série de nomes e, por fim, decidi chamá-las “inteligências humanas”. Essa virada léxica ofendeu alguns ouvidos e ainda gera destaque quando a digito em meu computador, mas tinha a vantagem de chamar a atenção para a teoria, em parte porque invadia um território até então pertencente a um determinado tipo de psicólogo. (Nunca subestime a reação quando pisar nos calcanhares de um grupo que acha que sabe tudo.) Tenho certeza de que não estaria escrevendo esta introdução, 25 anos depois, se houvesse produzido o mesmo livro, mas o chamando de Seven Human Faculties ou Seven Cognitive Talents.

 

O segundo passo implicava a definição de uma inteligência e de um conjunto de critérios para aquilo que deveria significar inteligência. Passei a considerar inteligência um potencial biopsicológico de processar informações de determinadas maneiras para resolver problemas ou criar produtos que sejam valorizados por, pelos menos, uma cultura ou comunidade. Mais coloquialmente, considerava a inteligência como um computador mental configurado de forma especial. Enquanto a teoria padrão sobre a inteligência postulava um computador multiuso, que determinava as melhores habilidades da pessoa dentro de um espectro de tarefas, a teoria das IM postulava um conjunto de dispositivos de informática. Ter um ponto forte em um deles não significaria força ou fraqueza em outro.

 

O que observei de forma intensa em indivíduos com danos cerebrais, o que Oliver Sacks e Alexander Luria escreveram sobre perspicácia, é, na verdade, a condição humana.

 

O que costumamos chamar de “inteligência” é uma combinação de determinadas habilidades lógico-linguísticas, particularmente as que são valorizadas na escola secular moderna. Os critérios foram consequência das várias disciplinas que eu vinha pesquisando. Como eu disse no capítulo 4 de Frames of Mind, uma inteligência se enquadra razoavelmente bem em oito critérios:

 

1. Isolamento potencial por dano cerebral.

2. Existência de idiots savants, prodígios e outros indivíduos excepcionais.

3. Operação central ou conjunto de operações identificáveis.

4. Trajetória de desenvolvimento característica, culminando em desempenho especializado.

5. História e plausibilidade evolutivas.

6. Apoio de tarefas psicológicas experimentais.

7. Apoio de dados psicométricos.

8. Suscetibilidade à codificação em um sistema simbólico.

 

Considero o conjunto de critérios como a mais original e mais importante característica da teoria das IM. Qualquer um pode criar outras inteligências, mas, a menos que elas se ajustem a alguns critérios, postular uma inteligência se torna um exercício de imaginação, e não um trabalho com base no conhecimento acadêmico. Curiosamente, nem os apoiadores nem os críticos da teoria prestaram muita atenção aos critérios.

 

 Desde o começo, deixei claro que sua aplicação era, em alguma medida, uma questão de avaliação. Não há regra inamovível para determinar se uma candidata a inteligência cumpre ou não os critérios. Dito isso, tenho adotado uma postura muito conservadora para aumentar a lista de inteligências. Como listado no parágrafo seguinte, em 25 anos acrescentei apenas uma inteligência e ainda tenho minhas dúvidas a seu respeito.

 

Em relação às inteligências em si, já mencionei as duas geralmente valorizadas nas escolas seculares modernas e invariavelmente avaliadas pelos testes de inteligência: habilidade em língua (inteligência linguística) e em operações lógico-matemáticas. As outras inteligências são a inteligência musical, a espacial, a corporal-cinestésica (uso do próprio corpo ou de partes dele para resolver problemas ou fazer algo), a interpessoal (entendimento dos outros), intrapessoal (entendimento de si mesmo), a naturalista e uma possível nona inteligência, a inteligência existencial (a que gera e tenta responder às maiores perguntas sobre natureza e preocupações humanas).

 

Em nível científico, a teoria faz duas afirmações. Em primeiro lugar, todos os seres humanos possuem essas inteligências; dito informalmente, elas são o que nos torna humanos, falando em termos cognitivos. Em segundo, não há dois seres humanos – nem mesmo gêmeos idênticos – que possuam o mesmo perfil em suas qualidades e suas limitações em termos de inteligência, pois a maioria de nós é diferente dos de nossa espécie, e mesmo os gêmeos idênticos passam por diferentes experiências e são motivados a se diferenciar um do outro.

 

Fonte: Inteligências Múltiplas - Ao redor do mundo Gardner, Howard; Chen, Jie-Qi; Moran, Seana - Porto alegre. Artmed 2010

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

A constelação familiar - explicações sobre o atendimento

 

A Constelação Familiar/Sistêmica é uma terapia breve, ou seja,  é um tratamento mais curto, como o próprio nome indica. É preciso ter em mente que a terapia dita “convencional” demanda mais tempo para alcançar os resultados desejados. No caso da terapia breve, a pessoa pode encontrar resultados com um número menor de sessões. Nosso trabalho é feito de forma a tratar uma questão por vez trazida pelo cliente para tratamento em  uma única sessão, após a qual, poderá ser tratada outras questões do mesmo cliente após 21 dias. Conheça melhor e saiba seus benefícios a seguir: 

Algumas questões que podem ser tratadas na Constelação Sistêmica Familiar:

– Pessoal, Financeiro e/ou profissional 

– Dificuldades de relação com funcionários de sua empresa

– Dificuldades de relação com os chefes

– Dificuldades de relação com familiares

– Pensamentos suicidas

– Acontecimentos repetitivos na vida 

 - Medo de dirigir

– Doenças individuais ou  familiares hereditárias
– Padrões de traição
– Fracassos 
– Dificuldade de engravidar
– Medo do parto
– Dificuldades com a maternidade
– Abortos
– Separação
– Vícios
– Dívidas
– Insatisfação profissional e financeira
– Relacionamentos familiares distantes e conflitantes
– Relacionamentos amorosos conflitantes
– Traumas de infância
– Acontecimentos não superados
– Lutos
– Dificuldades em ir para a vida

A constelação familiarfoi criada pelo alemão Bert Hellinger (1925-2019) e, ao contrário do que o nome possa sugerir, refere-se ao posicionamento das pessoas dentro dos sistemas dos quais faz parte, sejam eles, grupos, famílias ou empresas. O termo "familiar" advém de suas origens porque é um método terapêutico de resolução de conflitos que permeiam gerações. Bert, sugeria analisar o sujeito e suas ações a partir do seu sistema originário, ou seja, a sua família.

Segundo ele, muitos problemas enfrentados por uma pessoa (traumas, dificuldades e bloqueios, por exemplo) são oriundos do passado, não só da pessoa, mas também de toda a família, até mesmo em gerações anteriores.

É possível utilizá-la em diversas áreas do direito e da vida, não apenas nas relações familiares. Exemplo disso, é o uso da constelação sistêmica nas áreas profissional e empresarial.

Ou seja, em primeiro lugar, na área profissional, o direito sistêmico, ajuda a reverter os aspectos limitantes que impedem o seu crescimento.

Ensina a lidar com o sucesso ou fracasso financeiro. O valor do dinheiro e o equilíbrio quanto ao ganhar ou investir. Acima de tudo, permite que ele trabalhe todo o seu potencial e descubra quais são as suas maiores habilidades.

Da mesma forma, o direito sistêmico empresarial, envolve questões de hierarquia e sensação de pertencimento no ambiente de trabalho. Ela também contribui muito no momento de recrutar e avaliar novos profissionais.

Através da constelação, é possível entender como o histórico dos fundadores e a linha de sucessão está influenciando na empresa.

Ou seja, auxilia na criação de um sistema de gestão mais equilibrado e acorde ao perfil da empresa. A fim de melhorar a relação entre empregados e gestores.


Como é a sessão?

A constelação familiar pode ser realizada de duas maneiras: individual ou em grupo. No atendimento individual, o terapeuta utiliza recursos, como bonecos, para representar elementos da família de quem está constelando (o cliente em si, o pai, a mãe, os avós etc.). Nossa  modalidade da Constelação Sistêmica é  individual com bonecos (ou outros elementos representantes) na mesa, na água ou virtualmente , sendo uma forma mais intimista, pois somente participam o cliente e o Constelador.

Tratar com a Constelação  ou Constelar alguém é acessar o seu campo inconsciente para que consigamos entender o que provoca a sua dor. Não é apenas fazer uma interpretação, mas, sim, perceber o que está sendo experimentado no agora.

 

Para quem é indicado constelação familiar / sistêmica ?

 

A constelação familiar/sistêmica é indicada para trabalhar todas as áreas da vida, como conflitos, fobias, questões profissionais, relacionamento conjugal, padrões de comportamento, questões jurídicas, econômicas etc.

 

O que pode acontecer depois de uma constelação familiar?

 

Proporciona alívio emocional, pois, através da técnica, o indivíduo poderá dar o primeiro passo para resolver os problemas identificados.

A constelação atua no campo morfogenético (memória familiar), o que significa dizer que a constelação influencia todos que fazem parte da família ou do sistema.

Mudanças podem ocorrer no próprio cliente , em muitos membros da família atual ou do passado ou em pessoas pertencentes ao sistema profissional ou social do atendido a partir do período de 21 dias. Por isso recomenda-se que se trate uma questão de cada vez e aguarde três semanas para tratar uma nova questão. Novas reformulações advindas de  cada tratamento  ainda continuarão a vir, às vezes, até um, dois ou mais anos após uma constelação.

 

COMO FUNCIONA:

1. O cliente chega desejando trabalhar uma questão pessoal, social ou profissional específica.

2. Após conversa (anamnese) o terapeuta insere em um campo elementos (peças, figuras, pequenos objetos ou outros) que representem o próprio atendido e os familiares do cliente e/ou pessoas envolvidas na questão a tratar.

3. Monta-se então a estrutura sistêmica (familiar ou profissional) do atendido com os elementos representados

4. Os bloqueios e relações vão se revelando, em uma dinâmica energética, em que os elementos representantes interagem, revelando sensações (tristeza, raiva, empatia, etc.) que ficam expostas e são tratadas durante o atendimento

5. O atendimento é guiado por essas emoções que surgem no sistema, inclusive com a participação do atendido que tem também um elemento representando ele próprio no campo

6. A missão do terapeuta é identificar onde estão os problemas e entraves no campo e  facilitar  que eles se desfaçam para que o cliente restabeleça o equilíbrio de amor na área tratada

7. Durante a sessão que pode durar em média 1h, o atendido pode ter reflexões e descobertas sobre suas configurações familiares/sistêmicas  (atuais ou de gerações próximas ou distantes no tempo até cerca de 300 anos atrás) e como isso o afeta

8. Ao final, espera-se que o cliente possa olhar com entendimento, respeito e amor as situações e os elementos (membros familiares/do sistema) tratados e sentir que pode seguir sozinho lidando bem com o que viveu ou levar para ser tratado em terapia psicológica.


Os  principais benefícios da constelação sistêmica na área pessoal

Autoconhecimento

Ele é importante por quê? Porque, através dele, você reconhece suas forças, virtudes e pontos de melhoria também.

O autoconhecimento, auxilia a identificar a origem das emoções. Com isso, entendemos a maneira como agimos e pensamos. Dessa forma, é possível evitar situações de estresse, agrura e doenças.

Ajuda a descobrir, e com isso, respeitar nossas limitações, trazendo maior qualidade de vida, não só pessoal, como também, profissional.

É possível citar ainda muitos outros benefícios, como por exemplo, o aumento da resiliência, melhor escolha de metas e objetivos. Como resultado desse processo, tem-se clareza quanto a nossa missão de vida e o nosso propósito.

Portanto, crescemos como pessoas, deixamos nossas crenças limitantes, e com isso, iniciamos uma mudança em nossas vida.

Relacionamentos saudáveis

Primeiramente, desenvolver inteligência emocional e a empatia, são fatores essenciais para construir relações saudáveis, sejam eles, pessoais, profissionais ou amorosos. 

Isso permite conhecer melhor as pessoas com as quais nos relacionamos, a fim de abrir um canal de diálogo positivo.  Ao conhecermos nosso próprio comportamento, conseguimos entender o das outras pessoas. Respeitar o outro é aceitar a sua natureza.

Diante ao exposto, é possível perceber que os conflitos em sua grande maioria, envolvem emoções, daí a importância da constelação sistêmica, visto que, ela faz uma forte reflexão sobre a origem do conflito.

Por exemplo, no direito sistêmico com uso da Constelação, identificar os conflitos ocultos por trás das ações judiciais, ajuda na resolução das lides e promove a humanização. O cômputo disso é a chance de restaurar de forma mais eficaz a ordem dentro da estrutura social. Na busca pela harmonia entre as partes, o direito sistêmico tem sido uma técnica valiosa de resolução de conflitos, e de fato, com ótimos resultados.



VÍDEOS EXPLICATIVOS RECOMENDADOS PARA CLIENTES ANTES DA CONSTELAÇÃO:

   O QUE É CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA? https://www.youtube.com/watch?v=mb62c1RdqAs

 

O QUE SE ACEITA, LIBERTA!  https://www.youtube.com/watch?v=OUPqcW5MTw8

 

CONSTELAÇÃO FAMILIAR NA PRATICA LIVE ‘1: https://www.youtube.com/watch?v=aK5RA81Bx5w

 Se vocês nunca fizeram Constelação, aqui tem um vídeo apenas de exemplo, para ter uma ideia


CLIQUE NO TÍTULO A SEGUIR E LEIA TAMBÉM: A LEI DA HIERARQUIA NA CONSTELAÇÃO SISTÊMICA REVISTA NO SÉCULO DO COMBATE AO ABUSO FAMILIAR

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

 VEJA NOSSO ÍNDICE DESTE SITE COM



 VÁRIAS LEITURAS ABAIXO DA


 PUBLICIDADE  


LEITURAS DIVERSAS 


E-BOOK - PROMOÇÃO 

 Recomendo para quem tem interesse nesse arquétipo ou como distração:  História incrível sobre licantropia (lobisomens), ficção digna de ser reproduzida em uma série de streaming famosa, inclusive contando em meio à história fictícia de uma jovem, o caso verídico de licantropia na Espanha, registrado nos tribunais espanhóis em 1852. O processo  durou dois anos, mas foi um paradigma da agilidade judicial da época (levando em conta os meios de comunicação e transporte) e hoje é um símbolo. A maior parte dos documentos é de responsabilidade do Arquivo do Reino da Galícia e foi objeto de pesquisa da autora na criação de sua personagem  Diana, uma jovem que tinha tudo na vida, acorda aturdida em uma clínica de saúde mental e não demora a lembrar-se do motivo de sua internação. Lembra-se ainda de suas amigas e de sua família, pensa em Samuel e em como sua vida mudou em apenas um mês. O psiquiatra, que cuidava de seu caso até o momento, encontrou um trabalho melhor e o novo psiquiatra, pelo que diziam, tinha mais humanidade que o antecessor. Ela ainda não o conhecia, mas havia depositado toda a sua esperança em convencê-lo. Precisava sair dali e tinha que ser antes da próxima lua cheia.

CLIQUE NO LINK PARA LER:  https://www.amazon.com.br/Shoefiti-Arte-urbana-algo-mais-ebook/dp/B07CRB66N1/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=1MUTG3R4OZ23S&keywords=shoefit+arte+urbana+ou+algo+mais+portugues&qid=1695334174&s=digital-text&sprefix=shoefit+arte+urbana+ou+algo+mais+portugues%2Cdigital-text%2C216&sr=1-1



E-BOOK - PROMOÇÃO 

 Recomendo para quem tem interesse nesse arquétipo ou como distração:  História incrível sobre licantropia (lobisomens), ficção digna de ser reproduzida em uma série de streaming famosa, inclusive contando em meio à história fictícia de uma jovem, o caso verídico de licantropia na Espanha, registrado nos tribunais espanhóis em 1852. O processo  durou dois anos, mas foi um paradigma da agilidade judicial da época (levando em conta os meios de comunicação e transporte) e hoje é um símbolo. A maior parte dos documentos é de responsabilidade do Arquivo do Reino da Galícia e foi objeto de pesquisa da autora na criação de sua personagem  Diana, uma jovem que tinha tudo na vida, acorda aturdida em uma clínica de saúde mental e não demora a lembrar-se do motivo de sua internação. Lembra-se ainda de suas amigas e de sua família, pensa em Samuel e em como sua vida mudou em apenas um mês. O psiquiatra, que cuidava de seu caso até o momento, encontrou um trabalho melhor e o novo psiquiatra, pelo que diziam, tinha mais humanidade que o antecessor. Ela ainda não o conhecia, mas havia depositado toda a sua esperança em convencê-lo. Precisava sair dali e tinha que ser antes da próxima lua cheia.

CLIQUE NO LINK PARA LER:  https://www.amazon.com.br/Shoefiti-Arte-urbana-algo-mais-ebook/dp/B07CRB66N1/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=1MUTG3R4OZ23S&keywords=shoefit+arte+urbana+ou+algo+mais+portugues&qid=1695334174&s=digital-text&sprefix=shoefit+arte+urbana+ou+algo+mais+portugues%2Cdigital-text%2C216&sr=1-1



E-BOOK - PROMOÇÃO 

 Recomendo para quem tem interesse nesse arquétipo ou como distração:  História incrível sobre licantropia (lobisomens), ficção digna de ser reproduzida em uma série de streaming famosa, inclusive contando em meio à história fictícia de uma jovem, o caso verídico de licantropia na Espanha, registrado nos tribunais espanhóis em 1852. O processo  durou dois anos, mas foi um paradigma da agilidade judicial da época (levando em conta os meios de comunicação e transporte) e hoje é um símbolo. A maior parte dos documentos é de responsabilidade do Arquivo do Reino da Galícia e foi objeto de pesquisa da autora na criação de sua personagem  Diana, uma jovem que tinha tudo na vida, acorda aturdida em uma clínica de saúde mental e não demora a lembrar-se do motivo de sua internação. Lembra-se ainda de suas amigas e de sua família, pensa em Samuel e em como sua vida mudou em apenas um mês. O psiquiatra, que cuidava de seu caso até o momento, encontrou um trabalho melhor e o novo psiquiatra, pelo que diziam, tinha mais humanidade que o antecessor. Ela ainda não o conhecia, mas havia depositado toda a sua esperança em convencê-lo. Precisava sair dali e tinha que ser antes da próxima lua cheia.

CLIQUE NO LINK PARA LER:  https://www.amazon.com.br/Shoefiti-Arte-urbana-algo-mais-ebook/dp/B07CRB66N1/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=1MUTG3R4OZ23S&keywords=shoefit+arte+urbana+ou+algo+mais+portugues&qid=1695334174&s=digital-text&sprefix=shoefit+arte+urbana+ou+algo+mais+portugues%2Cdigital-text%2C216&sr=1-1



NOSSO ÍNDICE DO BLOG 





Imagem de Vinson Tan por Pixabay 



ÍNDICE 

LEITURAS DIVERSAS 


"O Sagrado Feminino e Masculino" -Acesse: 

 https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/12/leituras-do-sagrado-feminino-e.html 


OU CLIQUE NOS LINKS ABAIXO:







1. Para saber mais sobre o Sagrado Feminino  e



 Masculino em nós, acesse :


https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/o-sagrado-feminino-para-pessoas-comuns.html

2. QUER SABER A HISTÓRIA DO SAGRADO FEMININO ATRAVÉS DO TEMPO? Acessehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/12-o-sagrado-feminino-para-todos.html

3.O ENVOLVIMENTO DOS HOMENS COM O SAGRADO FEMININO -  Um homem que equilibra seu ânima, yin ou sagrado feminino torna-se um ser humano inteiro, melhorando como pai, marido, profissional, amigo, etc. Sabe por quê? Acessehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/o-envolvimento-dos-homens-com-o-sagrado.html

4. Mentalização para a Harmonização Total do Sagrado Masculino e Feminino em todos nós acesse :
 https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/mentalizacao-para-harmonizacao-total-do.html

 O outro é apenas um espelho que reflete o que precisa ser trabalhado por nós mesmos! Assim, precisamos voltar para nosso interior quando nos deparamos com  questões em que sentimos que há necessidade de equilibrar as energias femininas e masculinas em nós: dificuldades de relacionamentos (familiar, profissional, sexual. etc.), timidez, culpa, bloqueios, travas, entre outras manifestações que exijam autocura.  Essa é uma técnica rápida (leva minutos) que pode ajudar a curar ou encontrar as respostas que estão em nosso interior:"  Pode ser repetida quantas vezes necessário ao longo do dia ou todo dia, até que se sinta os resultados  e realização dos objetivos . Para isso acesse o link 3.


5. Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse:

6. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acessehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html

7. Para ler sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA E A TRANSIÇÃO INDIVIDUAL acesse:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/a-transicao-planetaria-e-transicao.html

8. APOMETRIA E SALTO QUÂNTICO: Para quem se interessa por Física Quântica, Apometria, ´Átomos, Ciência e espiritualidade. Acesse para uma reflexão e explicação simples e direta, bem didática: 
 https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/06/apometria-e-salto-quantico.html

9. LÚCIFER ME ABSOLVEU!!! 

10. TIPOS DE ESPÍRITAS E TIPOS DE INCRÉDULOS, SEGUNDO ALLAN KARDEC:


11. ENTENDA: COMO OS ESPÍRITOS CONSEGUEM AGIR NO MUNDO FÍSICO. e AINDA: 🦋QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESPÍRITO E ALMA? 🌷COMO O ESPÍRITO PODE MANIFESTAR FORMA HUMANA?   O QUE É PERISPÍRITO E COMO ELE É EXPLICADO POR KARDEC? Clique: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-1-da-segunda-parte-o-livro-dos.html



12. MATERIALIZAÇÃO DE MÃOS POR ESPÍRITOS EM SESSÃO ESPÍRITA ESTUDADA POR ALLAN KARDEC EM O LIVRO DOS MÉDIUNS (CAPÍTULO1 - SEGUNDA PARTE): 

13. POR QUE É PRECISO AJUDAR ESPÍRITOS EM CENTROS ESPÍRITAS?
E por que é preciso haver médiuns? Será que  a espiritualidade não poderia fazer esse trabalho sozinha?  CLIQUE EM:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/por-que-e-preciso-ajudar-espiritos-em.html


14. APARIÇÕES (KARDEC) - A teoria que se segue aplica-se aos sonhos, como a todos os outros casos de aparições. Para ler mais, clique em:
https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/11/ensaio-teorico-sobre-as-aparicoes.html


15 TEORIA DA ALUCINAÇÃO E ESPÍRITOS GLÓBULOS - São sempre reais as visões? Não serão, algumas vezes, efeito da alucinação? Quando, em sonho, ou de modo diverso, se vêem, por exemplo, o diabo, ou outras coisas fantásticas, que não existem, não será isso um produto da imaginação?
Podem ser consideradas como aparições as figuras e outras imagens que se apresentam a certas pessoas, quando estão meio adormecidas, ou quando apenas fecham os olhos? Como Kardec explica  bolinhas de luz que seguem algumas pessoas e acompanhavam a direção para que olham, seguindo os movimentos da linha visual vão para a direita, para a esquerda, para cima, para baixo, ou param, conforme o movimento que elas fazem com a cabeça? Seriam Espíritos Glóbulos? Veja as respostas, clicando em : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/11/teoria-da-alucinacao-e.html

16. ALLAN KARDEC EXPLICA COMO FOI ESCRITO O LIVRO DOS ESPÍRITOS:
 https://insightvocepordentro.blogspot.com/2020/05/allan-kardec-explica-como-foi-escrito-o.html



UFOLOGIA 🚀
CLIQUE NO TÍTULO ABAIXO:


de beate bachmann por Pixabay 

LEITURAS DE UFOLOGIA CLIQUE AQUI- ÍNDICE: MERGULHO NO HIPERESPAÇO (A. MOACYR UCHÔA) - ESTUDO RESUMIDO (COMO PEQUENO INCENTIVO PARA O INÍCIO DA LEITURA DA OBRA COMPLETA)    


Como HOMENAGEM e  INCENTIVO ao estudo da obra original do general Alfredo Moacyr Uchôa, divulgamos esses resumos facilitados e ilustrados às pessoas  que desejarem iniciar os estudos na área de Ufologia além da casuística, partindo de fonte séria e segura.  Sugerimos ainda a leitura da obra completa e de outros livros do autor, cujo trabalho é intenso e um resumo não substitui sua leitura aprofundada, responsável e consciente, mas pode de forma suave divulgar seu admirável empenho e mostrar sutilmente a riqueza de informações aguçando ainda mais o interesse e a curiosidade aos que desejarem mergulhar nesse hiperespaço do conhecimento que temos como fundamentais e urgentes à humanidade adentrando cada vez mais ao século XXI.


EXTRATERRESTRES DESATIVAM BASES NUCLEARES PARA SALVAR O PLANETA? - LEIA CLICANDO EM: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2020/06/extraterrestres-desativam-bases.html


VOCÊ REALMENTE CONHECE OS HOMENS DE PRETO?  (MIB - MEN IN BLACK - LEIA TUDO SOBRE ELES  EM: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2020/06/homens-de-preto-mib-men-in-black.html




POR QUE OS ETS NÃO FAZEM CONTATO OFICIAL QUE TANTOS ESPERAM? - UMA PERSPECTIVA QUE QUASE NINGUÉM PENSOU! LEIA EM: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2020/02/por-que-os-ets-ainda-nao-fizeram-o.html




O QUE É UFOARQUEOLOGIA - ACESSE O LINK ABAIXO: 
CONHEÇA OS CASOS DE CONTATO EXTRATERRESTRE ENVOLVENDO CRIANÇAS 

1. O CASO WESTHALL - AUSTRÁLIA:

 https://insightvocepordentro.blogspot.com/2020/04/extraterrestres-em-escola-na-australia.html 


2. O CASO VORONEZH - RÚSSIA:

4. O CASO BROAD HAVEN - INGLATERRA: 

👽👽A MAIORIA DAS PESSOAS, NÃO LEEM SE O TEXTO FICA MUITO LONGO, POR ISSO SEPAREI OS ARTIGOS DE CADA CASO PARA VOCÊS, MAS...👽👽Se estiver animado para ler os quatro casos acima de uma só vez, acesse o link abaixo↓↓↓↓↓↓↓↓↓

EXTRATERRESTRE E CRIANÇAS EM CASOS DE  CONTATOS PÚBLICOS (COMPLETO):



EDUCAÇÃO PARA O NOVO MILÊNIO

Projetos prontos para aplicar (Projeto Antivandalismo, Antibullying e Alteridade com filmes), Atividade para a Páscoa, Meditação para crianças e adolescentes, Técnica científica para despertar a bondade e compaixão nos alunos, Educação Holística com a Escola Waldorf (explicações), Melhor Reunião de Pais do mundo, Resenhas, Carta Aberta, Ecologia, Apoio à Carreira de Professor, reflexão sobre casos de automutilação entre adolescentes... e muito mais! Clique no link abaixo para ver o índice desses assuntos:
https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/11/educacao-para-o-novo-milenio-indice.html

I. A ESCOLA WALDORF 1- INTRODUÇÃO > As crianças e jovens merecem que a Educação mude também e isso depende de nós, os adultos que elas têm ao seu redor (pais, outros familiares, amigos, professores, diretores...). Clique para conhecer a história da pedagogia Waldorf : 
https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/11/a-escola-waldorf-1-introducao.html

II.A ESCOLA WALDORF 2– A EDUCAÇÃO HOLÍSTICA : O QUE É TRIMEMBRAÇÃO, ANTROPOSOFIA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO> EM:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/11/1-pedagogia-waldorf-educacao-holistica.html
III - VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html

IV- PARA A MELHOR REUNIÃO DE PAIS QUE VOCÊ TERÁ, ACESSE:

https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/comece-elogiando-na-reuniao-de-pais-e.html



de Hatice EROL por Pixabay

V. ATIVIDADE GENIAL PARA A PÁSCOA  - CLIQUE NO LINK ABAIXO: 
https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/12/atividade-genial-para-pascoa.html









VI- ♫♪♬MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES OU DIA DE QUEM CUIDA DE MIM!!! - CLIQUE NO LINK A SEGUIR : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2020/04/musicas-para-o-dia-das-maes-que.html 



👱👳👮👷
 ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE 

"O LIVRO DOS MÉDIUNS", POR ALLAN KARDEC , CLIQUE NO LINK: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/11/estudo-em-resumos-dos-capitulos-de-o.html 
OU NOS LINKS CORRESPONDENTES ABAIXO:

PARTE 1




P2 CAPÍTULO 2: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/cap-2-da-segunda-parte-o-livro-dos.html

P2 CAPÍTULO 3 : Você sabia que as primeiras psicografias surgiram das comunicações feitas com as mesas girantes do século 19? Veja como esse método foi aperfeiçoado até chegar nos moldes de hoje com as próprias mãos do médium! CLIQUE: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/cap-3-da-segunda-parte-o-livro-dos.html

P2 CAPÍTULO 4: Respostas do estudo de Allan Kardec para:- O que é o O FLUIDO UNIVERSAL?- COMO O ESPÍRITO MOVIMENTA OBJETOS? COMO FAZ O ESPÍRITO PARA CAUSAR RUÍDOS? SERVE-SE DE ALGUM OBJETO MATERIAL?- POR QUE UM ESPÍRITO SÓ PODE MOVER OBJETOS COM A PRESENÇA DE UM MÉDIUM ENCARNADO?-UM MÉDIUM PODE ATUAR COMO AUXILIAR DE UM ESPÍRITO SEM PERCEBER? Clique em: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/10/c-p-i-t-u-l-o-4-da-segunda-parte-das.html

P2 CAPÍTULO 5: Fenômenos de Transporte. Clique: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/10/c-p-i-t-u-l-o-5-da-segunda-parte-das.html

P2 CAPÍTULO 6: SOBRE AS APARIÇÕES.  Este capítulo foi facilitado em quatro partes (A,B,C, D) abaixo :

v A. Leia também, o resumo A desse capítulo do Livro Dos Médiuns, em Noções sobre as Aparições, clicando no link:

v B. Leiam a continuação B do resumo deste capítulo em  “ENSAIO TEÓRICO SOBRE AS APARIÇÕES”:

v C. Leiam  a continuação C do resumo deste capítulo em  “TEORIA DA ALUCINAÇÃO E ESPÍRITOS GLÓBULOS”, clicando no link:

💜💜💜💜💜PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "UMBANDA DE TODOS NÓS" W.W. DA MATTA E SILVA - OBRA UNIVERSALISTA QUE DEVERIA SER CONHECIDA E RESPEITADA POR TODOS OS BRASILEIROS, CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:




LEITURAS DE UFOLOGIA

SIM, A PESQUISA UFOLÓGICA QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO JÁ FOI FEITA, CLIQUE ABAIXO PARA LER:



A LEI DA HIERARQUIA NA CONSTELAÇÃO SISTÊMICA REVISTA NO SÉCULO DO COMBATE AO ABUSO FAMILIAR     ----->>>>
https://insightvocepordentro.blogspot.com/2022/01/a-lei-da-hierarquia-na-constelacao.html



GRATIDÃO POR INSCREVER-SE NOS NOSSOS CANAIS PARCEIROS NO YOUTUBE, CLICANDO NOS VÍDEOS ABAIXO:

MUNDO DE REGENERAÇÃO


UFOLOGIA E MISTÉRIOS






ÍNDICE DO BLOG

ÍNDICE DO BLOG INSIGHT -VOCÊ POR DENTRO

    Imagem de  Vinson Tan  por  Pixabay   ÍNDICE  LEITURAS  DIVERSAS  "O Sagrado Feminino e Masculino"  -A cess...