domingo, 1 de setembro de 2019

CAP. 2 DA SEGUNDA PARTE - O LIVRO DOS MÉDIUNS DE ALAN KARDEC - ESTUDO RESUMIDO DA OBRA (PEQUENO INCENTIVO PARA O INÍCIO DA LEITURA DA OBRA COMPLETA)



LEIA MAIS KARDEC, INCLUSIVE RESUMO DOS DEMAIS CAPÍTULOS DE O LIVRO DOS MÉDIUNS, VISITANDO TAMBÉM NOSSO ÍNDICE: clique em https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/indice-do-blog-insight-voce-por-dentro.html


C A P Í T U L O 2 da Segunda Parte (“Das manifestações físicas”) de O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec
Resumo facilitado
Por Lourdes Vanessa


de Karsten Paulick por Pixabay
Sobre as mesas girantes pesquisadas por Allan Kardec 

Manifestações físicas
São aquelas que se traduzem por efeitos sensíveis, tais como ruídos, movimentos e deslocação de corpos sólidos. Umas são espontâneas, isto é, independentes da vontade de quem quer que seja; outras podem ser provocadas. Primeiramente, só falaremos destas últimas.



O que era o fenômeno das Mesas Girantes do século XIX?

O efeito mais simples, e um dos primeiros que foram observados, consiste no movimento circular de uma mesa. Este efeito igualmente se produz com qualquer outro objeto, mas sendo a mesa o móvel com que, pela sua comodidade, mais se tem procedido a tais experiências, a designação de mesas girantes prevaleceu, para indicar esta espécie de fenômenos.

 (L'Illustration, 1853, Por Ange-Louis Janet )
Salão parisiense com pessoas praticando três variações das mesas girantes com um anel, uma mesa e um chapéu, no século XIX. Essas comunicações eram feitas em público e atrairam a atenção do intelectual Allan Kardec para se tornar o maior estudioso com método científico do fenômeno espírita.
Durante algum tempo esse fenômeno entreteve a curiosidade dos salões (na europa, século 19, meados dos anos 1800) como simples distração. Depois se cansaram por haver sido apenas uma moda para os frívolos e para pessoas criteriosas e observadoras simplesmente o começo de um estudo sério que continuou com a pesquisa de suas causas e consequências,  bem mais importantes.  

de Kevin Phillips por Pixabay 

 Como quer que seja, as mesas girantes representarão sempre o ponto de partida da Doutrina Espírita e, por essa razão, algumas explicações lhes devemos (Allan Kardec)

      Allan Kardec afirma explicar seus estudos das mesas girantes porque mostrando os fenômenos na sua maior simplicidade, o estudo das causas que os produzem ficará facilitado e a teoria formulada assim nos fornecerá a chave para a decifração dos efeitos mais complexos.

O que é necessário para produzir o fenômeno físico?
     
Zatolskiy Vitor royalty free

Para que o fenômeno se produza, é necessária a intervenção de uma ou muitas pessoas (=médiuns) com especial aptidão (=mediunidade) para intermediar a produção de efeitos dos espíritos.  A força mediúnica de pessoas presentes que desconhecem que são médiuns também é utilizada. Quanto aos que não têm mediunidade, a presença desses nenhum resultado produz, pode mesmo ser mais prejudicial do que útil pela disposição mental desconcentrada em que se achem.
Os médiuns podem produzir efeitos mais ou menos pronunciados dependendo de sua capacidade mediúnica. Muitas vezes, um médium produzirá sozinho mais do que vinte outros juntos. Basta-lhe colocar as mãos na mesa para que, no mesmo instante, ela  se mova, erga, revire, dê saltos, ou gire com violência.

By Source, Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=39287193
No cinema, com o filme Poltergeist (1982), efeitos físicos como um copo de leite quebrando espontaneamente, talheres ficando curvados e móveis movimentando-se sozinhos.  foram retratados na ficção em que aconteciam apenas na presença da menina Carol Anne ( que poderia ser classificada como médium, usando-se a nomenclatura de Allkan Kardec)

Como se revela a mediunidade de alguém?   
          Não há um modo conhecido de se revelar  a existência da faculdade mediúnica. Só a experiência pode revelá-la. Quando, numa reunião, se quer experimentar, devem todos, muito simplesmente, sentar-se ao derredor da mesa e colocar-lhe em cima, espalmadas, as mãos, sem pressão, nem esforço muscular.  



Precauções Desnecessárias
(Keystone/Getty Images)
 A princípio recomendavam muitas precauções, que depois se verificou serem absolutamente inúteis como, a alternação dos sexos;  o contato entre os dedos mínimos das diferentes pessoas, de modo a formar uma cadeia ininterrupta  quando se acreditava na ação de uma espécie de corrente elétrica. Depois, a experiência lhe demonstrou a inutilidade.
Acrescentemos que a forma da mesa, a substância de que é feita, a presença de metais, da seda nas roupas dos assistentes, os dias, as horas, a obscuridade, ou a luz etc., são indiferentes como a chuva ou o bom tempo. O peso da mesa só deve ser levado em conta dependendo da força mediúnica dos médiuns envolvidos. Pode acontecer de uma pessoa só, até uma criança, fazer que uma mesa de cem quilos se levante, ao passo que, em condições menos favoráveis, doze pessoas não conseguirão que uma mesinha de centro se mova.

Precaução Necessária Indispensável

 Foto de divulgação de Kardec "O Filme" (2019)
A única prescrição de rigor obrigatório é o recolhimento, absoluto silêncio e, sobretudo, a paciência, caso o efeito se faça esperar. Pode acontecer que ele se produza em alguns minutos, como pode tardar meia hora ou uma hora. Isso depende da força mediúnica dos co-participantes.

Como acontecia na prática o fenômeno das mesas girantes
 (Hulton Archive/Getty Images)
Quando o efeito começa a produzir-se, geralmente se ouve um pequeno estalido na mesa; sente-se como que um tremor, que é o início do movimento. Tem-se a impressão de que ela se esforça por despregar-se do chão; depois, o movimento de rotação se acentua e acelera ao ponto de adquirir tal rapidez, que os assistentes se veem nas maiores dificuldades para acompanhá-lo. Uma vez acentuado o movimento, podem afastar-se da mesa, que esta continua a mover-se em todos os sentidos, sem contato.
Algumas vezes, ela se agita e ergue, ora num pé, ora no outro, e, em seguida, retoma suavemente a sua posição natural. Em outras, oscila imitando o balanço de um navio. Quando há considerável força mediúnica, se destaca completamente do solo e se mantém equilibrada no espaço, sem nenhum ponto de apoio, chegando mesmo a elevar-se até o forro da casa, de modo a ser possível passar por baixo dessa mesa. Depois, desce lentamente, como uma folha de papel, ou cai violentamente e se quebra, o que prova de modo patente que os que presenciam o fenômeno não são vítimas de uma ilusão de ótica.



O fenômeno físico das Pancadas/Batidas
Outro fenômeno que se produz com frequência, de acordo com a natureza do médium, é o das pancadas na madeira, sem que a mesa faça qualquer movimento. Essas pancadas muito fracas ou fortes, se fazem também ouvir nos outros móveis, nas paredes e no forro. Além do som, quando as batidas são na mesa, produzem uma vibração sentida pelos dedos também.


AMPLIE SUA LEITURA:
Veja o Equipamento desenvolvido pelo cientista Michael Faraday para explicar o efeito ideomotor nas mesas girantes
 Leia mais sobre mesas girantes e outros fenômenos, clicando em: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/07/cap-2-o-livro-dos-mediuns-de-alan.html

Você sabia que as primeiras psicografias surgiram das comunicações feitas com as mesas girantes do século 19? Veja como esse método foi aperfeiçoado até chegar nos moldes de hoje com as próprias mãos do médium no CAPÍTULO SEGUINTE DESTE RESUMO -> CAP. 3 DA SEGUNDA PARTE - O LIVRO DOS MÉDIUNS DE ALAN KARDEC - ESTUDO RESUMIDO DA OBRA - Cliquehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/cap-3-da-segunda-parte-o-livro-dos.html

ARTIGO ESPECIAL: APOMETRIA E SALTO QUÂNTICO: Para quem se interessa por Física Quântica, Apometria, ´Átomos, Ciência e espiritualidade. Acesse para uma reflexão e explicação simples e direta, bem didática:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/06/apometria-e-salto-quantico.html

LEIA MAIS KARDEC, INCLUSIVE RESUMO DOS DEMAIS CAPÍTULOS DE O LIVRO DOS MÉDIUNS:

I. TIPOS DE ESPÍRITAS E TIPOS DE INCRÉDULOS, SEGUNDO ALLAN KARDEC: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/tipos-de-espiritas-e-tipos-de.html

II. ENTENDA: COMO OS ESPÍRITOS CONSEGUEM AGIR NO MUNDO FÍSICO. e AINDA: 🦋QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESPÍRITO E ALMA? 🌷COMO O ESPÍRITO PODE MANIFESTAR FORMA HUMANA?   O QUE É PERISPÍRITO E COMO ELE É EXPLICADO POR KARDEC? Clique: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-1-da-segunda-parte-o-livro-dos.html 

III. PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "O LIVRO DOS MÉDIUNS", POR ALLAN KARDEC , CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:
PARTE 1


E AINDA: 
1. Para saber mais sobre o Sagrado Feminino  e Masculino em nós, acesse
O SAGRADO FEMININO PARA PESSOAS COMUNShttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/o-sagrado-feminino-para-pessoas-comuns.html

2. QUER SABER A HISTÓRIA DO SAGRADO FEMININO ATRAVÉS DO TEMPO? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/12-o-sagrado-feminino-para-todos.html

3.O ENVOLVIMENTO DOS HOMENS COM O SAGRADO FEMININO -  Um homem que equilibra seu ânima, yin ou sagrado feminino torna-se um ser humano inteiro, melhorando como pai, marido, profissional, amigo, etc. Sabe por quê?Acessehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/o-envolvimento-dos-homens-com-o-sagrado.html

4. Mentalização para a Harmonização Total do Sagrado Masculino e Feminino em todos nós acesse : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/mentalizacao-para-harmonizacao-total-do.html

 O outro é apenas um espelho que reflete o que precisa ser trabalhado por nós mesmos! Assim, precisamos voltar para nosso interior quando nos deparamos com  questões em que sentimos que há necessidade de equilibrar as energias femininas e masculinas em nós: dificuldades de relacionamentos (familiar, profissional, sexual. etc.), timidez, culpa, bloqueios, travas, entre outras manifestações que exijam autocura.  Essa é uma técnica rápida (leva minutos) que pode ajudar a curar ou encontrar as respostas que estão em nosso interior:"  Pode ser repetida quantas vezes necessário ao longo do dia ou todo dia, até que se sinta os resultados  e realização dos objetivos . Para isso acesse o link 3.


5. Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/stylefont-size-0.html

6. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html

7. Para ler sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA E A TRANSIÇÃO INDIVIDUAL acesse:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/a-transicao-planetaria-e-transicao.html

8. Reflexões em: LÚCIFER ME ABSOLVEU!!! 

9. PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "UMBANDA DE TODOS NÓS" W.W. DA MATTA E SILVA - OBRA UNIVERSALISTA QUE DEVERIA SER CONHECIDA E RESPEITADA POR TODOS OS BRASILEIROS, CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÍNDICE DO BLOG

ÍNDICE DO BLOG INSIGHT -VOCÊ POR DENTRO

    Imagem de  Vinson Tan  por  Pixabay   ÍNDICE  LEITURAS  DIVERSAS  "O Sagrado Feminino e Masculino"  -A cess...