segunda-feira, 19 de agosto de 2019

CAP. 4 DA PRIMEIRA PARTE- O LIVRO DOS MÉDIUNS DE ALAN KARDEC - ESTUDO RESUMIDO DA PRIMEIRA PARTE DA OBRA (PEQUENO INCENTIVO PARA O INÍCIO DA LEITURA DA OBRA COMPLETA).

Imagem de 95C por Pixabay 
O melhor meio de impedir que haja inconvenientes na prática do Espiritismo não consiste em proibi-la, mas em compreendê-la. Um
receio imaginário apenas por um instante impressiona e
não atinge a todos. Mas todos compreendem a realidade claramente demonstrada! (Kardec, O Livro dos Médiuns, cap. 4)

Capítulo 4 - Dos Sistemas

(Resumo Facilitado)

                                                                                                                                                                  Por Lourdes Vanessa 

KARDEC classifica como sistemas de negação as contestações dos adversários do Espiritismo. São de dois tipos os fenômenos espíritas: efeitos físicos e efeitos inteligentes. Quem não admite a existência dos Espíritos, por não admitirem coisa alguma fora da matéria, também negam os efeitos inteligentes. Quanto aos efeitos físicos, eles os comentam do ponto de vista em que se colocam e seus argumentos se podem resumir nos quatro sistemas seguintes:
          Sistema do charlatanismo. — De tudo se abusa, até das coisas mais santas.
Por que não abusariam do Espiritismo? Mas não se pode generalizar! O charlatanismo não tem cabimento onde não há especulação (onde não há algum tipo de lucro).
 
Imagem de Sasin Tipchai por Pixabay 
Não sendo os Espíritos mais do que as almas dos homens
e não sendo estes perfeitos, o que se segue é que há
Espíritos igualmente imperfeitos, cujos caracteres se refletem
nas suas comunicações por isso precisamos estar atentos! Mas Deus nos outorgou a razão e o discernimento para apreciarmos, assim os Espíritos, como os homens.(Kardec, O Livro dos Médiuns, cap. 4)

 Sistema da loucura. —Os espíritas não se alteram com isso; tomam corajosamente o seu partido e se consolam, lembrando-se de que têm por companheiros de infortúnio muitas pessoas estudadas e de mérito incontestável.
Sistema da alucinação. –– Outra opinião, menos ofensiva por trazer um ligeiro colorido científico, consiste em levar os fenômenos à conta de ilusão dos sentidos, por efeito de uma espécie de miragem. Mas quando muitos testemunham o mesmo fenômeno e o verificam, essa hipótese fica sem valor, como no caso precursor desses estudos das mesas girantes em frente a muitas testemunhas na Europa do século 19.

H. Mairet (photographer)
Sessão espírita com mesa levitando  na casa de Camille Flammarion (França, 25 de Novembro de 1898), estudioso,  astrônomo e médium que atuou na psicografia e nos estudos junto à  Kardec, o astrônomo discursou em seu enterro, afirmando que o mesmo era o "bom senso encarnado" e "[...]Senhores, o Espiritismo não é uma religião, mas é uma ciência, ciência da qual conhecemos apenas o ABC.  (WIKIPEDIA)
 

Sistema do músculo estalante. —. Quando as pancadas são ouvidas por todas as pessoas reunidas em determinado lugar, não há como atribuí-las razoavelmente a uma ilusão, se descartada a possibilidade de fraude e feita uma atenta  verificação de não terem as pancadas alguma causa fortuita ou material. É certo que um sábio médico deu desse fenômeno a seguinte explicação: “A causa, disse ele, reside nas contrações voluntárias, ou involuntárias, do tendão do músculo curto-perônio". Porém, os que gozam da estranha faculdade de fazer que o seu músculo curto-perônio, ou qualquer outro, estale à vontade são indivíduos raros  e, em segundo lugar, o sábio doutor esqueceu de explicar como uma pessoa afastada da mesa pode produzir vibrações sensíveis a quem toque nela. Reconheçamos, pois, que ele julgou sem ter visto, ou sem ter observado tudo e observado bem. É sempre de lamentar que homens de ciência se afoitem a dar, do que não conhecem, explicações que os fatos podem desmentir.
Imagem de Pexels por Pixabay

A fíbula ou perônio é um osso longo da perna no corpo humano


 
Sistema das causas físicas. — Atribuição dos  movimentos ao magnetismo, à eletricidade, ou à ação de um fluido qualquer; numa palavra, a uma causa inteiramente física e material. Nada apresentava de irracional esta opinião e teria prevalecido, se o fenômeno houvera ficado adstrito a efeitos puramente mecânicos. No entanto, os movimentos e as pancadas das mesas deram sinais inteligentes, obedecendo à vontade e respondendo ao pensamento. Haviam, pois, de originar-se de uma causa inteligente.



Imagem de Robin Higgins por Pixabay 

Tiptologia é a forma de Comunicação obtida pela sucessão de pancadas ou batidas curtas feitas em algum material rígido, usualmente madeira, produzindo ruídos. Foi o meio utilizado nas primeiras comunicações entre os mortos e os vivos. (Wikipedia)

          Sistema do reflexo — Reconhecida a ação inteligente, restava saber donde provinha essa inteligência. Julgou-se que bem podia ser a do médium, ou a dos assistentes. Mas o pensamento expresso, não somente pode ser estranho ao dos assistentes, mas que lhes é, muitas vezes, contrário a todas as suas ideias preconcebidas e frustra todas as previsões. Escrita elevada também é feita por mãos de médiuns iletrados. O caráter inteligente do fenômeno não pode ser posto em dúvida.
Imagem de Rondell Melling por Pixabay

Sistema da alma coletiva — Segundo este sistema, apenas a alma do médium se manifesta, porém, identificada com a de muitos outros vivos, presentes ou ausentes, e formando um todo coletivo, em que se acham reunidas as aptidões,
a inteligência e os conhecimentos de cada um. Essa teoria é obscura e pouco compreensível. 


Imagem de André Santana por Pixabay

Sistema sonambúlico. -- Para explicar o fato de o médium tratar de assuntos que estão fora do âmbito de seus conhecimentos, atribui essa aptidão a uma excitação momentânea de suas faculdades mentais, a uma espécie de estado sonambúlico que lhe exalta e desenvolve a inteligência. Não há negar, em certos casos, a influência desta causa. Porém, quem observa como opera a maioria dos médiuns,  pode perceber que aquela causa não explica todos os fatos, que ela constitui exceção e não regra. Como, porém, se há de crer na inspiração, quando o médium escreve como uma máquina, sem ter a mínima consciência do que está obtendo? O erro da maior parte dos sistemas, que surgiram nos primeiros tempos do Espiritismo, está em haverem deduzido, de fatos insulados, conclusões gerais. 
 de OpenClipart-Vectors por Pixabay 
            Sistema pessimista, diabólico ou demoníaco — Comprovada a intervenção de uma inteligência estranha, tratava-se de saber de que natureza era essa inteligência. Sem dúvida que o meio mais simples consistia em lhe perguntar isso. No entanto, houve pessoas que se apressaram em considerar que só o diabo, ou os demônios, podem comunicar-se. Faremos, entretanto, notar que os partidários do sistema demoníaco não devem ser classificados entre os adversários do Espiritismo: ao contrário. Sejam demônios ou anjos, os seres que se comunicam são sempre seres incorpóreos. Ora, admitir a manifestação dos demônios é admitir a possibilidade da comunicação do mundo visível com o mundo invisível, ou, pelo menos, com uma parte deste último.  Mas, desde que se sabe que os Espíritos são simplesmente as almas dos que hão vivido, perdeu todo o seu prestígio esse sistema que dizia que todas essas almas eram demônios, embora fossem as de um pai, de um filho, ou de um amigo e que nós mesmos, morrendo, nos tornaríamos demônios, doutrina pouco lisonjeira e nada consoladora.


Imagem de 41330 por Pixabay
Se só o demônio se comunica, sendo ele o inimigo de
Deus e dos homens, por que recomenda que se ore a
Deus, que nos submetamos à vontade de Deus, que suportemos
sem queixas as tribulações da vida, que não
ambicionemos as honras, nem as riquezas, que pratiquemos
a caridade e todas as máximas do Cristo, numa
palavra: que façamos tudo o que é preciso para lhe destruir
o império, dele, demônio? Se tais conselhos o demônio
é quem os dá, forçoso será convir em que, por
muito manhoso que seja, bastante inábil é ele, fornecendo
armas contra si mesmo?
 (Kardec, O Livro dos Médiuns, cap. 4) 

.
Sistema otimista — Ao lado dos que nestes fenômenos unicamente veem a ação do demônio, estão outros que apenas viram a dos bons Espíritos. Supuseram que, estando liberta da matéria a alma, nenhum véu mais lhe encobre coisa alguma, devendo ela, portanto, possuir a ciência e a sabedoria supremas. A confiança cega, nessa superioridade absoluta dos seres do mundo invisível, tem sido, para muitos, a causa de não poucas decepções. Esses aprenderão à sua custa a desconfiar de certos Espíritos, quanto de certos homens.

A colina das aparições (ou Monte Podbrdo), à noite.
Por Michał Maksymilian Gwozdek 
- commons.wikimedia.org
 A Igreja reconhece como autênticas certas manifestações da Virgem e de outros santos, em aparições, visões, comunicações orais, etc. Essa crença não está em contradição com a doutrina da comunicação exclusiva dos demônios?
  (Kardec, O Livro dos Médiuns, cap. 4) 


Por See individual images
Doze representações de Jesus
 em diversas regiões.
 A representação da etnia de
Jesus tem sido
 influenciada pelo contexto cultural
            Sistema unispírita, ou mono-espírita — Como variedade do sistema otimista, temos o que se baseia na crença de que um único Espírito se comunica com os homens, sendo esse Espírito o Cristo, que é o protetor da Terra. Assim, enquanto uns atribuem todas as comunicações ao diabo, que pode dizer coisas excelentes para tentar, pensam outros que só Jesus se manifesta e que pode dizer coisas detestáveis, para experimentar os homens.


【中文ID】愚木混株 【ins-ID】cdd20 por Pixabay 

Sistema multispírita ou polispírita. — Para se entender o Espiritismo é preciso estudar muito para conhecer todas suas nuances. Uma observação completa forma a crença da universalidade dos espíritas da qual pode ser deduzido os seguintes conceitos:
·Os fenômenos espíritas são produzidos por inteligências extracorpóreas, às quais também se dá o nome de Espíritos;
·Eles estão em toda parte em torno de nós;
·Os Espíritos agem incessantemente sobre o  nosso mundo como parte da Natureza;
·Não são seres à parte, dentro da criação, mas as almas dos que hão vivido na Terra, ou em outros mundos;
·Há Espíritos de todos os graus de bondade e de malícia, de saber e de ignorância;
·Todos estão submetidos à lei do progresso e podem todos chegar à perfeição, mas têm livre-arbítrio;
·São felizes ou infelizes, de acordo com o bem ou o mal que praticaram durante a vida;
·Todos os Espíritos podem  se comunicar através médiuns; Reconhecem-se a superioridade ou a inferioridade dos Espíritos pela linguagem que usam; os bons só aconselham o bem e só dizem coisas proveitosas; tudo neles lhes atesta a elevação; os maus enganam e todas as suas palavras trazem o cunho da imperfeição e da ignorância.

Imagem de Quang Nguyen vinh por Pixabay 
Os diferentes graus por que passam os Espíritos se
acham indicados na Escala Espírita (O Livro dos Espíritos,
parte II, capítulo I, nº 100). O estudo dessa classificação é
indispensável para se apreciar a natureza dos Espíritos que
se manifestam, assim como suas boas e más qualidades.

Sistema da alma material — Segundo esta opinião, a alma e o perispírito não seriam distintos uma do outro, ou, melhor, o perispírito seria a própria alma. No entanto, a Doutrina Espírita considera o perispírito simplesmente como matéria fluídica etérea que  envolve a alma, ou o Espírito. Em suma, isso não é mais do que simples interpretação de palavras. Porém, os fundamentos em que repousa a opinião dos que consideram distintos a alma e o perispírito se baseiam no ensino dos Espíritos, que nunca divergiam a esse respeito. Não inventamos, nem imaginamos o perispírito, para explicar os fenômenos.


Karin Henseler por Pixabay 
  Ainda não conhecemos totalmente a natureza da alma e a Ciência, se desejar, poderá chegar a uma conclusão no futuro.  Quando se diz que a alma é imaterial, deve-se entendê-lo em sentido relativo, não em sentido absoluto, por isso que a imaterialidade absoluta seria o nada. Qualificando-a de imaterial, quer-se dizer que sua essência é de tal modo superior, que nenhuma analogia tem com o que chamamos matéria e que, assim, para nós, ela é imaterial. (O Livro dos Espíritos, nos 23 e 82). 
Os espíritos dizem que quanto mais elevada sua moral, mais fluídico é o perispírito e mais liberto fica das influências do mundo, já nos espíritos menos elevados, os fluidos terrestres ainda  são inerentes; logo, são matéria. Por isso sentem fome, frio, etc., sofrimentos que os espíritos superiores não podem experimentar, visto que os fluidos terrestres se acham purificados neles.


Arlouk por Pixabay 

SAIBA TAMBÉMTIPOS DE ESPÍRITAS E TIPOS DE INCRÉDULOS, SEGUNDO ALLAN KARDEC NO LIVRO DOS MÉDIUNS - clique em : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/tipos-de-espiritas-e-tipos-de.html


E VEJA OS OUTROS RESUMOS: 

Imagem de Pexels por Pixabay 
A)  PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "O LIVRO DOS MÉDIUNS", POR ALLAN KARDEC , CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:







B) PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "UMBANDA DE TODOS NÓS" W.W. DA MATTA E SILVA - OBRA UNIVERSALISTA QUE DEVERIA SER CONHECIDA E RESPEITADA POR TODOS OS BRASILEIROS, CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:




NÃO  PERCA AINDA NESTE BLOG:  
Mauro Segura por Pixabay 



1. Para saber mais sobre o Sagrado Feminino  e Masculino em nós, acesse
O SAGRADO FEMININO PARA PESSOAS COMUNShttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/o-sagrado-feminino-para-pessoas-comuns.html

2. QUER SABER A HISTÓRIA DO SAGRADO FEMININO ATRAVÉS DO TEMPO? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/12-o-sagrado-feminino-para-todos.html

3.O ENVOLVIMENTO DOS HOMENS COM O SAGRADO FEMININO -  Um homem que equilibra seu ânima, yin ou sagrado feminino torna-se um ser humano inteiro, melhorando como pai, marido, profissional, amigo, etc. Sabe por quê?Acessehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/o-envolvimento-dos-homens-com-o-sagrado.html

4. Mentalização para a Harmonização Total do Sagrado Masculino e Feminino em todos nós acesse : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/mentalizacao-para-harmonizacao-total-do.html


 O outro é apenas um espelho que reflete o que precisa ser trabalhado por nós mesmos! Assim, precisamos voltar para nosso interior quando nos deparamos com  questões em que sentimos que há necessidade de equilibrar as energias femininas e masculinas em nós: dificuldades de relacionamentos (familiar, profissional, sexual. etc.), timidez, culpa, bloqueios, travas, entre outras manifestações que exijam autocura.  Essa é uma técnica rápida (leva minutos) que pode ajudar a curar ou encontrar as respostas que estão em nosso interior:"  Pode ser repetida quantas vezes necessário ao longo do dia ou todo dia, até que se sinta os resultados  e realização dos objetivos . Para isso acesse o link 3.


5. Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/stylefont-size-0.html

6. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html

7. Para ler sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA E A TRANSIÇÃO INDIVIDUAL acesse:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/a-transicao-planetaria-e-transicao.html

8. APOMETRIA E SALTO QUÂNTICO: Para quem se interessa por Física Quântica, Apometria, ´Átomos, Ciência e espiritualidade. Acesse para uma reflexão e explicação simples e direta, bem didática:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/06/apometria-e-salto-quantico.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÍNDICE DO BLOG

ÍNDICE DO BLOG INSIGHT -VOCÊ POR DENTRO

    Imagem de  Vinson Tan  por  Pixabay   ÍNDICE  LEITURAS  DIVERSAS  "O Sagrado Feminino e Masculino"  -A cess...