domingo, 4 de agosto de 2019

TIPOS DE ESPÍRITAS E TIPOS DE INCRÉDULOS, SEGUNDO ALLAN KARDEC NO LIVRO DOS MÉDIUNS



Imagem de Luidmila Kot por Pixabay 

O verdadeiro materialismo é um sentimento antinatural

(Allan Kardec, cap.3 O Livro dos Médiuns)




"Owen and Eleanor" by beezly is licensed under CC BY-NC-ND 2.0 
Dirigi-vos, portanto, aos de boa vontade, cujo número é maior do que se pensa, e o exemplo de suas conversões, multiplicando-se, mais do que simples palavras, vencerás resistências. O verdadeiro espírita jamais deixará de fazer o bemLenir corações aflitos; consolar, acalmar desesperos, operar reformas morais, essa a sua missão. É nisso também que encontrará satisfação real.(Allan Kardec, cap. 3, O Livro dos Médiuns)


No capítulo 3 do Livro dos Médiuns, Allan Kardec versa sobre materialistas, incrédulos e tipos de espíritas. Veja um resumo de suas definições:



MATERIALISTAS QUE DESEJAM CRER
Há outros que são materialistas apenas  "por falta de coisa melhor" e o que mais desejam é crer, por isso a incerteza lhes é um tormento.  Para estes, se lhes apresentamos alguma explicação racional, aceitam-na depressa. 
Imagem de Sophie Janotta por Pixabay 
Esses, podem compreender, visto estarem mais perto de nós do que eles próprios o julgam.  São como o cego a quem se restitui a vista e que se alegra por tornar a ver a luz; é o náufrago a quem se lança uma tábua de salvação.

INCRÉDULOS DE MÁ VONTADE PARA SOLTAR A DEMASIADA IMPORTÂNCIA NA VIDA MATERIAL
 Ao lado da dos materialistas propriamente ditos, há uma terceira classe de incrédulos que, embora espiritualistas, são tão refratários quanto aqueles. Referimo-nos aos incrédulos de má vontade. A esses muito aborreceria terem que crer, porque isso lhes perturbaria a quietude nos gozos materiais. Temem deparar com a condenação de suas ambições, de seu egoísmo e das vaidades humanas com que se deliciam. Fecham os olhos para não ver e tapam os ouvidos para não ouvir. Por esses, só podemos lamentar!
Imagem de Allange por Pixabay 

INCRÉDULOS DE MÁ-FÉ POR TEREM INTERESSES EM ESCONDER A REALIDADE
Apenas por não deixar de mencioná-la, falaremos de uma quarta categoria, a que chamaremos incrédulos por interesse ou de má-fé. Estes conhecem muito bem o Espiritismo, mas ostensivamente o condenam por motivos de interesse pessoal. Não há o que dizer deles, como não há com eles o que fazer. O tempo se encarregará de lhe abrir os olhos e de lhe mostrar onde estavam seus verdadeiros interesses que não poderão impedir que a verdade se expanda, ele será arrastado pela corrente, bem como os interesses que julgava salvaguardar.

INCRÉDULOS DECEPCIONADOS POR ESPÍRITOS ENGANOSOS
Há incrédulos por decepções porque sofreram desenganos, foram ludibriados  na  sua boa-fé. Então, desanimados, tudo rejeitaram. Esse pode ser o resultado de incompleto estudo do Espiritismo e de falta de experiência. Aquele a quem os Espíritos enganam, geralmente fez perguntas às quais eles não devem, não podem ou não sabem responder. Muitos só veem no Espiritismo um novo meio de adivinhação e imaginam que os Espíritos existem para predizer a sorte de cada um. 
Seriado "Chaves" no SBT, 
parodiando as pessoas que
 mistificam as manifestações
 dos espíritos
 Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike.
           Ora, os Espíritos levianos e zombeteiros não perdem ocasião de se divertirem à custa dos que pensam desse modo. É assim que anunciarão maridos às moças; ao ambicioso, honras, heranças, tesouros ocultos, etc. Daí, muitas vezes, desagradáveis decepções das quais apenas o homem sério e prudente sempre sabe se preservar

INCRÉDULOS CONFUSOS
Existem também muitos que não são opositores ao Espiritismo, mas são incertos. São, em geral, espiritualistas com uma vaga intuição das idéias espíritas e apenas precisam organizar os pensamentos. 
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 
O Espiritismo lhes é como a luz que dissipa o nevoeiro e  os livra das angústias da incerteza.

INCRÉDULOS RELIGIOSOS
Os incrédulos por escrúpulos religiosos, aos quais um estudo esclarecido ensinará que o Espiritismo repousa sobre as bases fundamentais da religião e respeita todas as crenças; que um de seus efeitos é incutir sentimentos religiosos nos que não o possuem, fortalecê-los nos que os tenham vacilantes.

INCRÉDULOS POR FALTA DE CORAGEM  
Imagem de Mari Ana por Pixabay 
Além dessas, há diversas categorias de opositores: os incrédulos que terão coragem de assumir a realidade quando virem que os outros não se queimam por isso; Depois, vêm os incrédulos por orgulho, por espírito de contradição, por negligência, por leviandade,etc.











ESPÍRITAS SEM O SABEREM

         Kardec percebeu ainda  que algumas pessoas são espíritas sem o saberem, intuem os grandes princípios espíritas e os colocam nos seus escritos, como poetas, oradores, moralistas e filósofos, antigos e modernos.

Veja exemplos desse tipo de autores, no tempo mais atual, que separamos para você:
"Jonathan and Fletcher" by Dorset Photographic is licensed under CC BY-NC 2.0
      O escritor Richard Bach, autor de obras não espíritas, como "Fernão Capelo Gaivota", "Ilusões", "A Ponte para o Sempre", apresenta em seus escritos profundos ensinamentos espirituais como:

"Quebre as correntes de seu pensamento e também irás quebrar as correntes do teu corpo"

"Depois de certo tempo, começamos a pensar que espaçõ e tempo não são bem reais"
"Você tem que praticar e ver o bem em cada  um e ajudá-lo a  ver também. É isso que significa amar."




       No Livro "O Pequeno Príncipe", o autor Saint Exupery, sem ter sido espírita, declara uma das grandes verdades dessa Doutrina:  

" - Eu parecerei morto e não será verdade... 
Eu me calava. 
- Mas será uma velha casca abandonada. Uma casca de árvore não é triste."



Imagem de skeeze por Pixabay  
Ações identificadas com o que versa o Espiritismo, 
 sem conhecimento formal da Doutrina Espírita também acontecem
&&&


VÁRIOS TIPOS DE POSSIBILIDADES DE ACEITAÇÃO DO ESPIRITISMO SEGUNDO ALLAN KARDE

Entre os que se convenceram por um estudo direto, podem destacar-se:

1º Os espíritas experimentadores.Os que creem pura e simplesmente nas manifestações. Para eles, o Espiritismo é apenas uma ciência de observação, uma série de fatos mais ou menos curiosos.

Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay 
2º  Os espíritas imperfeitos.Os que no Espiritismo veem mais do que fatos; compreendem-lhe a parte filosófica; admiram a moral daí decorrente, mas não a praticam, não alteram seus hábitos de egoísmo, orgulho, inveja. 

 Os verdadeiros espíritas, ou melhor, os espíritas cristãos Os que não se contentam com admirar a moral espírita, que a praticam e lhe aceitam todas as consequências. Convencidos de que a existência terrena é uma prova passageira, tratam de aproveitar os seus breves instantes para avançar pela senda do progresso, única que os pode elevar na hierarquia do mundo dos Espíritos, esforçando-se por fazer o bem e coibir seus maus pendores.
Imagem de janaaa por Pixabay 
As relações com eles sempre oferecem segurança, porque a convicção que nutrem os preserva de pensarem praticar o mal. A caridade é, em tudo, a regra de proceder a que obedecem.


 Os espíritas exaltados. O entusiasmo  deslumbra e não deixa raciocinar. Em tudo, o exagero é prejudicial. Há aqueles que têm confiança cega  e inocente no mundo invisível, levando a aceitar, com extrema facilidade e sem verificação, aquilo que a reflexão e exame demonstrariam a impossibilidade ou absurdo. Esta espécie de adeptos é mais nociva do que útil à causa do Espiritismo. São os menos aptos para convencer a quem quer que seja, porque todos, com razão, desconfiam dos julgamentos deles. Graças à sua boa-fé, são iludidos, assim, por Espíritos mistificadores, como por homens que procuram explorar-lhes a credulidade. 
Imagem de M W por Pixabay
O pior é que, sem o quererem, dão armas aos incrédulos que prejudicam o Espiritismo. Esses opositores da doutrina, não estudam e buscam nos espíritas exaltados uma oportunidade de zombar, julgando a todos pelo comportamento ridículo de alguns.



Agora, deixe nos comentários do site, se você já se identificou como um dos tipos de cético ou dos tipos de espíritas identificados pelo autor! 


Leia também o artigo complementar a este: CAP. 3 - O LIVRO DOS MÉDIUNS DE ALAN KARDEC - ESTUDO RESUMIDO DO PRIMEIRO CAPÍTULO DA OBRA (PEQUENO INCENTIVO PARA O INÍCIO DA LEITURA DA OBRA COMPLETA). Em:    https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-3-o-livro-dos-mediuns-de-alan.html



E VEJA TAMBÉM OS OUTROS RESUMOS: 

Imagem de Pexels por Pixabay 
A)  PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "O LIVRO DOS MÉDIUNS", POR ALLAN KARDEC , CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:






B) PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "UMBANDA DE TODOS NÓS" W.W. DA MATTA E SILVA - OBRA UNIVERSALISTA QUE DEVERIA SER CONHECIDA E RESPEITADA POR TODOS OS BRASILEIROS, CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:




NÃO  PERCA AINDA NESTE BLOG:  
Mauro Segura por Pixabay 



1. Para saber mais sobre o Sagrado Feminino  e Masculino em nós, acesse
O SAGRADO FEMININO PARA PESSOAS COMUNShttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/o-sagrado-feminino-para-pessoas-comuns.html

2. QUER SABER A HISTÓRIA DO SAGRADO FEMININO ATRAVÉS DO TEMPO? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/12-o-sagrado-feminino-para-todos.html

3.O ENVOLVIMENTO DOS HOMENS COM O SAGRADO FEMININO -  Um homem que equilibra seu ânima, yin ou sagrado feminino torna-se um ser humano inteiro, melhorando como pai, marido, profissional, amigo, etc. Sabe por quê?Acessehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/o-envolvimento-dos-homens-com-o-sagrado.html

4. Mentalização para a Harmonização Total do Sagrado Masculino e Feminino em todos nós acesse : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/mentalizacao-para-harmonizacao-total-do.html


 O outro é apenas um espelho que reflete o que precisa ser trabalhado por nós mesmos! Assim, precisamos voltar para nosso interior quando nos deparamos com  questões em que sentimos que há necessidade de equilibrar as energias femininas e masculinas em nós: dificuldades de relacionamentos (familiar, profissional, sexual. etc.), timidez, culpa, bloqueios, travas, entre outras manifestações que exijam autocura.  Essa é uma técnica rápida (leva minutos) que pode ajudar a curar ou encontrar as respostas que estão em nosso interior:"  Pode ser repetida quantas vezes necessário ao longo do dia ou todo dia, até que se sinta os resultados  e realização dos objetivos . Para isso acesse o link 3.


5. Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/stylefont-size-0.html

6. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html

7. Para ler sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA E A TRANSIÇÃO INDIVIDUAL acesse:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/a-transicao-planetaria-e-transicao.html

8. APOMETRIA E SALTO QUÂNTICO: Para quem se interessa por Física Quântica, Apometria, ´Átomos, Ciência e espiritualidade. Acesse para uma reflexão e explicação simples e direta, bem didática:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/06/apometria-e-salto-quantico.html

9.  Reflexões em: LÚCIFER ME ABSOLVEU!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÍNDICE DO BLOG

ÍNDICE DO BLOG INSIGHT -VOCÊ POR DENTRO

    Imagem de  Vinson Tan  por  Pixabay   ÍNDICE  LEITURAS  DIVERSAS  "O Sagrado Feminino e Masculino"  -A cess...