domingo, 4 de agosto de 2019

CAP. 3 DA PRIMEIRA PARTE- O LIVRO DOS MÉDIUNS DE ALAN KARDEC - ESTUDO RESUMIDO DO PRIMEIRO CAPÍTULO DA OBRA (PEQUENO INCENTIVO PARA O INÍCIO DA LEITURA DA OBRA COMPLETA)


 O LIVRO DOS MÉDIUNS - ALLAN KARDEC


Imagem de Mystic Art Design por Pixabay 
Os que desejem tudo conhecer de uma ciência devem necessariamente ler tudo o que se ache escrito sobre a matéria, ou, pelo menos, o que haja de principal, não se limitando a um único autor. Devem mesmo ler o pró e o contra, as críticas como as apologias, inteirar-se dos diferentes sistemas, a fim de poderem julgar por comparação. Por esse lado, não preconizamos, nem criticamos obra alguma, visto não querermos, de nenhum modo, influenciar a opinião que dela se possa formar. Trazendo nossa pedra ao edifício, colocamo-nos nas fileiras. Não nos cabe ser juiz e parte e não alimentamos a ridícula pretensão de ser o único distribuidor da luz. Toca ao leitor separar o bom do mau, o verdadeiro do falso. (Allan Kardec, no cap.3 de O Livro dos Médiuns)


Capítulo 3 - Do Método 


(Resumo Facilitado)

                                                                                                                                         Por Lourdes Vanessa 




               Este capítulo fala sobre o ensino e divulgação da Doutrina Espírita. O Espiritismo é uma ciência e uma filosofia, com todas as questões que interessam para a Humanidade. Quem seriamente queira conhecê-lo deve, como primeira condição, estar disposto a fazer um estudo sério, sem brincadeiras, como qualquer outra ciência. A crença nesse ensinamento  é importante, mas não basta para fazer de alguém um espírita esclarecido, como a crença em Deus não é suficiente para fazer de quem quer que seja um teólogo.
           Há inúmeros fatos de manifestações espíritas espontâneas conhecidas por praticamente todo mundo.  Raros são os que delas não tenham conhecimento pelo menos por ouvir dizer.  E afirmamos que esses fatos têm grande peso, quando se apoiam em testemunhos convincentes, porque não se podem ser acusados de arranjos nem falsidade. Outros conhecem os fatos porque ocorreram com eles mesmos, embora não tenham prestado a devida atenção. Porém, apenas esses fenômenos (acontecimentos)  podem não ser suficientes para  convencer alguém da seriedade real do Espiritismo.
PublicDomainArchive por Pixabay 
                   Para rebater os relatos de fenômenos espíritas, cada um considera do seu ponto de vista e explica a seu modo: o materialista a atribui a uma causa puramente física ou a embuste; o ignorante e o supersticioso a uma causa diabólica ou sobrenatural. No entanto, uma explicação de acordo com a ciência do Espiritismo produz o efeito de destruir essas ideias preconcebidas e de mostrar, pelo menos a possibilidade de compreender mesmo sem presenciar os fenômenos. 

               A teoria vem dar a explicação. Mesmo que não houvesse os fenômenos provocados, nem por isso deixaria de haver os espontâneos. E o Espiritismo já é bastante útil mesmo que simplesmente ofereça uma explicação racional. Assim, os que estudam,  têm apenas como uma confirmação da teoria ao presenciarem fenômenos de comunicação e ação dos espíritos.

PublicDomainArchive por Pixabay 
                    No entanto, não pensem que menosprezamos os fatos, pois foi por meio deles que  chegamos à teoria.  É certo que para isso Kardec, com a espiritualidade, teve que se consagrar a assíduo trabalho durante muitos anos e de fazer milhares de observações sobre manifestações espíritas. Por isso, ressalta sua importância, sobretudo quando compõe  um livro para torná-las conhecidas de todos. 
              Assim, diz-se  apenas que, sem o raciocínio, os acontecimentos envolvendo espíritos não bastam para convence. Uma explicação prévia, solucionando as dúvidas e mostrando que os fatos em nada são contrários à razão, dispõe o indivíduo a aceitá-los. Tão verdade é isto que, em dez pessoas completamente novatas no assunto, que assistam a uma sessão de experimentação, nove sairão sem estar convencidas e algumas mais incrédulas do que antes, porque as experiências não corresponderam ao que esperavam. Isso não acontecerá com as que puderem compreender os fatos, já tendo um conhecimento teórico anterior. Para estas pessoas, a teoria constitui um meio de verificação, sem que coisa alguma as surpreenda, nem mesmo o insucesso, porque sabem que os fenômenos se produzem de acordo com a disponibilidade dos espíritos e que não se lhes deve pedir o que não podem dar. 
              
Gothic/ Enrique Meseguer por Pixabay

   
Assim, quem estudou o Espiritismo percebe suas particularidades, às vezes muito delicadas, que escapam ao observador ignorante. Tais os motivos que nos forçam a não admitir, em nossas sessões experimentais, senão quem possua suficientes noções para compreender o que ali se faz, pois de outra forma, perderiam o seu tempo, ou nos fariam perder o nosso.


Imagem de Moshe Harosh por Pixabay 
Vejamos, então, alguns conselhos de Kardec para que melhor se ministre o ensino da Doutrina Espírita e que poderão ser aproveitados por quem a estuda sozinho também:

I.  Apresentar os fatos (as ações e comunicações dos espíritos) primeiro, parece o caminho mais lógico, no entanto, a experiência nos mostra que nem sempre é o melhor, pois para muitos não basta constatar esses acontecimentos para acreditar neles.Há fenômenos em abundância presenciados, mas que não convencem por si só. Os materialistas são aqueles que só acreditam na matéria (no que veem com ou sem microscópios). Eles não acreditam nem na sua própria alma. Será inútil acumular-lhe diante dos olhos as provas mais palpáveis. O homem, para eles, é simples máquina, que funciona enquanto está montada e da qual, após a morte, só resta a carcaça.
            Quanto mais extraordinários são esses fenômenos, quanto mais se afastam das leis científicas conhecidas, maior oposição encontram e isto por uma razão muito simples: é que todos somos levados naturalmente a duvidar de uma coisa que não tem sanção racional.
 
Imagem de Pexels por Pixabay 
 A dúvida cessa nos incrédulos diante de uma explicação racional
O Livro dos Espíritos (nº147 e § III da Conclusão)


II. O verdadeiro ponto de partida é provar a existência da alma para explicar o Espiritismo. Mas falar do que alguém não acredita primeiro, não funciona. Todo ensino metódico tem que partir do conhecido para o desconhecido. Então, para o materialista, podemos partir da matéria (ciência tradicional) que é a única coisa que ele conhece e convencê-lo de que há nele algo que escapa às leis do materialismo. Numa palavra, antes de alguém se tornar ESPÍRITA, precisa ser ESPIRITUALISTA. Falar-lhe dos Espíritos, antes que esteja convencido de ter uma alma, é começar por onde se deve acabar a explicação. 


Imagem de Pete Linforth por Pixabay 

III. Há materialistas que não dão o braço a torcer, do tipo que diz que tem que ver para crer,  então não adianta falar com eles sobre revelação, nem sobre anjos, nem sobre paraíso: não  compreenderiam. Temos que nos colocar no terreno deles e provar-lhes primeiramente que as leis da Fisiologia são impotentes para tudo explicar; o resto virá depois.

             Nós aqui deste Blog, iniciamos a explicação para um materialista com a existência do ÁTOMO, que prova cientificamente que somos matéria e energia ao mesmo tempo (para maiores explicações, veja o artigo: "Apometria e Salto Quântico", clicando em https://insightvocepordentro.blogspot.com/search/label/apometria
Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay 


       IV. Devemos procurar  convencer a um incrédulo obstinado? Já dissemos que isso depende das causas e da natureza da sua incredulidade. Muitas vezes, a insistência em querer persuadi-lo o leva a crer em sua importância pessoal, o que constitui razão para ainda mais se obstinar. Com relação ao que não se convenceu pelo raciocínio, nem pelos fatos, a conclusão a tirar-se é que deve-se deixar à Providência Divina o encargo de lhe preparar circunstâncias mais favoráveis. Não faltam os que anseiam pelo recebimento da luz, para que se esteja a perder tempo com os que a repelem. 
"Owen and Eleanor" by beezly is licensed under CC BY-NC-ND 2.0 
Dirigi-vos, portanto, aos de boa vontade, cujo número é maior do que se pensa, e o exemplo de suas conversões, multiplicando-se, mais do que simples palavras, vencerás resistências. O verdadeiro espírita jamais deixará de fazer o bem. Lenir corações aflitos; consolar, acalmar desesperos, operar reformas morais, essa a sua missão. É nisso também que encontrará satisfação real.
<3 <3 <3 

ORDEM DE LEITURA DE SUAS OBRAS ACONSELHADA POR KARDEC AOS QUE QUISEREM ADQUIRIR ESSAS NOÇÕES PRELIMINARES:
Imagem de Free-Photos por Pixabay 

1º O que é o Espiritismo? Esta primeira leitura, que muito pouco tempo consome, é uma introdução que facilita um estudo mais aprofundado.

2º O Livro dos Espíritos. Contém a doutrina completa, como a ditaram os próprios Espíritos, com toda a sua filosofia e todas as suas conseqüências morais.. Quem o lê compreende que o Espiritismo objetiva um fim sério, que não constitui frívolo passatempo.

3º O Livro dos Médiuns. Destina-se a guiar os que queiram entregar-se à prática das manifestações, dando-lhes conhecimento dos meios próprios para se comunicarem com os Espíritos. É um guia, tanto para os médiuns, como para os evocadores, e o complemento de O Livro dos Espíritos.

4º A Revista Espírita: . Variada coletânea de fatos, de explicações teóricas e de trechos isolados, que completam o que se encontra nas duas obras precedentes, formando-lhes, de certo modo, a aplicação.



LEIA TAMBÉM O ARTIGO COMPLEMENTAR :

"TIPOS DE ESPÍRITAS E TIPOS DE INCRÉDULOS, SEGUNDO ALLAN KARDEC NO LIVRO DOS MÉDIUNS"

No capítulo 3 do Livro dos Médiuns, Allan Kardec ainda versa sobre materialistas, incrédulos e tipos de espíritas. Para facilitar a leitura e não estender muito o  resumo que você acabou de ler, colocamos suas definições no próximo artigo. Veja todas, clicando neste link:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/tipos-de-espiritas-e-tipos-de.html



E VEJA TAMBÉM OS OUTROS RESUMOS: 

Imagem de Pexels por Pixabay 
A)  PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "O LIVRO DOS MÉDIUNS", POR ALLAN KARDEC , CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:






B) PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "UMBANDA DE TODOS NÓS" W.W. DA MATTA E SILVA - OBRA UNIVERSALISTA QUE DEVERIA SER CONHECIDA E RESPEITADA POR TODOS OS BRASILEIROS, CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:




NÃO  PERCA AINDA NESTE BLOG:  
Mauro Segura por Pixabay 



1. Para saber mais sobre o Sagrado Feminino  e Masculino em nós, acesse
O SAGRADO FEMININO PARA PESSOAS COMUNShttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/o-sagrado-feminino-para-pessoas-comuns.html

2. QUER SABER A HISTÓRIA DO SAGRADO FEMININO ATRAVÉS DO TEMPO? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/12-o-sagrado-feminino-para-todos.html

3.O ENVOLVIMENTO DOS HOMENS COM O SAGRADO FEMININO -  Um homem que equilibra seu ânima, yin ou sagrado feminino torna-se um ser humano inteiro, melhorando como pai, marido, profissional, amigo, etc. Sabe por quê?Acessehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/o-envolvimento-dos-homens-com-o-sagrado.html

4. Mentalização para a Harmonização Total do Sagrado Masculino e Feminino em todos nós acesse : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/mentalizacao-para-harmonizacao-total-do.html


 O outro é apenas um espelho que reflete o que precisa ser trabalhado por nós mesmos! Assim, precisamos voltar para nosso interior quando nos deparamos com  questões em que sentimos que há necessidade de equilibrar as energias femininas e masculinas em nós: dificuldades de relacionamentos (familiar, profissional, sexual. etc.), timidez, culpa, bloqueios, travas, entre outras manifestações que exijam autocura.  Essa é uma técnica rápida (leva minutos) que pode ajudar a curar ou encontrar as respostas que estão em nosso interior:"  Pode ser repetida quantas vezes necessário ao longo do dia ou todo dia, até que se sinta os resultados  e realização dos objetivos . Para isso acesse o link 3.


5. Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/stylefont-size-0.html

6. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html

7. Para ler sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA E A TRANSIÇÃO INDIVIDUAL acesse:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/a-transicao-planetaria-e-transicao.html

8. APOMETRIA E SALTO QUÂNTICO: Para quem se interessa por Física Quântica, Apometria, ´Átomos, Ciência e espiritualidade. Acesse para uma reflexão e explicação simples e direta, bem didática:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/06/apometria-e-salto-quantico.html

4 comentários:

  1. Oi miga gostei dos resumos....estou aguardando os próximos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dalva! Obrigada pela visita aqui e pelas dicas que tem dado, vamos procurar organizar os resumos cada vez mais, da melhor maneira possível e seguimos com os próximos sim!Gratidão!!!

    ResponderExcluir
  3. Totalmente didático e gostoso de ler! Obrigada! Aguardando os próximos! ❤️😉

    ResponderExcluir
  4. Gratidão, querida Laura!!! Vamos publicando semanalmente um capítulo! <3

    ResponderExcluir

ÍNDICE DO BLOG

ÍNDICE DO BLOG INSIGHT -VOCÊ POR DENTRO

    Imagem de  Vinson Tan  por  Pixabay   ÍNDICE  LEITURAS  DIVERSAS  "O Sagrado Feminino e Masculino"  -A cess...