terça-feira, 27 de agosto de 2019

LÚCIFER ME ABSOLVEU!!! – BOM, PELO MENOS AQUELE DO SERIADO ...


 OpenClipart-Vectors por Pixabay 
                                                                                               Por Lourdes Vanessa

             O que impressiona no seriado Lúcifer é a dentificação que sua história cria no público de reles mortais que acompanham suas peripécias com a única personagem  equilibrada na trama, a detetive  Chloe Decker (uma beldade que lembra Grazi Massafera em algum ponto intermediário entre um de seus papéis de mulherão, linda, maravilhosa e sua interpretação de aparência debilitada naquela novela em que interpretava uma viciada em crack...). Para começar, já no primeiro episódio da primeira temporada, nos primeiros 9 minutos, ainda que sejamos recém apresentados,  já parecia que ele estava falando diretamente com cada um de nós, ao dizer para uma confusa personagem que podia errar porque ela era só humana! Ah, Lúcifer me absolveu! Essa identificação é o que está por de trás da febre que se tornou o seriado.



The leather jacket, AllSaints of Chloe Decker (Lauren German) in Lucifer S03E07
CHLOE DECKER
LÚCIFER - Netflix Divulgação
         O personagem Lúcifer Morningstar traz dentro dele toda sede de justiça que a humanidade também carrega há milênios e que, quando expressada por  um de seus agregados na era em que a linha entre o politicamente correto e a hipocrisia balança sinuosamente, é comparada com maldade genuína. No entanto, pode ser apenas a vontade dos pobres mortais de ajeitar o mundo conforme suas próprias visões e julgamentos, esquivando-se das teorias da relatividade da Verdade. Ainda bem que as crises existenciais dos personagens são intermediadas pela psicanalista Linda Martin, nos levando a inquirir que, se até Lúcifer precisa dela, quem somos nós para resistir àquela visita tão adiada ao psicólogo, não é!?!

Gustave Doré - Satanás no Nono Círculo
 “Ao adentrar, tenha em mente, abandonai toda as esperanças, vós que entrais!”
 Inscrição no portal do inferno na obra A Divina Comédia - O Inferno, de Dante Alighieri 
O Portal do Inferno não tem portas ou cadeados, somente um arco com um aviso que adverte: uma vez dentro, deve-se abandonar toda a esperança de rever o céu, pois de lá não se pode voltar. A alma só tem livre-arbítrio enquanto viva, portanto, viva se decide pelo céu ou pelo inferno. Depois de morta, perde a capacidade de raciocinar e tomar decisões(Wikipedia) 


Ah, tenho que falar também sobre o fato de o padre Fábio de Melo   haver contado para o Padre Zezinho seu interesse por Lúcifer, assustando o amigo e fazendo-o rezar por ele até ser desfeito o mal entendido de que se tratava apenas do simpático anjo caído num seriado da Netflix: gente, isso foi fake news e nunca houve tal postagem nas redes sociais oficiais do padre, apenas em uma comunidade que nada tinha a ver com ele.  Como o Brasil ainda não conta com uma lei para punir quem divulga uma fake news, desconfiamos quem se encarregará do caso não é??? Quem riu, não vai para o céu!


Com essa moda de maratonas de seriados, muitos agora têm suas vidas dominadas por Lúcifer  por umas quatro temporadas e, veja bem, para o espectador medianamente intelectual isso pode gerar boas e valiosas gargalhadas. Como, por exemplo, no episódio em que a detetive Decker afirmou que, embora fosse um dia importante para ela, Lúcifer não saberia porque era muito centrado em si mesmo. Então, a policial foi falando e ele foi repetindo as palavras da frase “Hoje é o dia do julgamento do homem que matou meu pai!”. Referia-se ao pai da detetive, mas Lúcifer imediatamente lembrou de Nietzsche, o filósofo responsável pelos dizeres “Deus está morto”. 
Outras piadas podem passar despercebidas pelo público brasileiro, principalmente as musicais, pois frequentemente são citados trechos de músicas antigas em inglês dentro do contexto do enredo, como “a grande piada era eu”,  “e se Deus fosse um de nós” , “a noite em que a música morreu”, respectivamente sucessos antigos de Bee Gees, Joan Osborne e Don McLean.


Imagem de GeorgeB2 por Pixabay 
"O desejo é a maior expressão do livre-arbítrio eu ajudo as pessoas a conseguir o quê ou quem elas quiserem"
 (Lúcifer na Temporada 3 Episódio 8 )

 Além da parte divertida, há também uma pincelada filosófica - bem mais leve, confesso, do que eu pensei ao analisar o nome da série e criar expectativas de maiores entraves reflexivos como os despertados por obras como Código Da Vinci ou Inferno de Dan Brown ou a própria A Divina Comédia da qual faz parte O Inferno, de Dante, lido pela detetive Chloe Decker na quarta temporada.
Muito se é falado no seriado sobre o sentido da existência ao discutirem punição e recompensa, certo e errado, concentrando-se nas narrações dos acontecimentos no Inferno, antiga morada do personagem principal ou nos desvendamento dos assassinatos que o anjo caído ajuda a investigar em Los Angeles.  Essas questões são essenciais para os filósofos, tanto que  Sócrates definiu a filosofia como "preparação para a morte" e Schopenhauer afirmou que "a morte é a musa da filosofia"
"A queda de Lúcifer", ilustração de Gustave Doré
 para o livro O Paraíso Perdido de John Milton.

Uma importante reflexão nesse sentido é insinuada quando Lúcifer foi até o inferno para recuperar a fórmula de um antídoto com um cientista que havia cometido atos vis antes de morrer. Ao ser questionado pelo pesquisador se o fato de conceder esse favor em benefício de salvar uma vida o livraria do castigo eterno, o nosso personagem principal responde “Bom, depende de você cara!”.  Nessas palavras  do sr. Morningstar reside o pensamento de que a nossa alma vai para onde a nossa consciência se inclina. Dizer para o cientista condenado que ficar ou sair do inferno dependeria dele, significa que se sua consciência fosse aliviada com a revelação da fórmula do antídoto, aí sim ele se livraria do inferno. No entanto, o próprio Lucífer fala ainda: “acho que não!”. Então, deixa o pesquisador, que retorna ao mesmo sofrimento, porque na verdade seu ato não foi suficiente para aplainar a sua consciência pesada por ter matado muito mais gente do que o bônus por ter ajudado a salvar uma vida apenas pensando em benefício próprio poderia compensar. Isso, a imagem do próprio irmão morto por Lúcifer,  encontrada por ele no inferno, explicou “sou só sua consciência, afinal eu só existo na sua mente, sou apenas uma manifestação da sua consciência culpada”.
de Zorro4 por Pixabay 
Bem, e qual dos fãs do seriado não podem ser culpados por não resistirem a formular piadinhas envolvendo o nome do personagem, depois que começam a assistir Lúcifer? Quem pode escapar da punição por se divertir com a confusão das pessoas que não sabem que em um dia de folga tiramos o tempo livre para nos deleitarmos com essa série e enviamos aos amigos o nosso “bom dia, hoje acordei cedo escolhi Lúcifer como companhia estou com ele até agora”... kkk!
           
 de S. Hermann & F. Richter por Pixabay 
Só o bom-humor e o otimismo salva, pois como dizia  Oscar Wilde “estamos todos na sarjeta, mas alguns olham para as estrelas”. Ah, em relação à essa frase, na terceira temporada, Lúcifer fala para a psicanalista dele que jamais a teria dito para o escritor se soubesse que as pessoas iam ficar repetindo isso toda hora! E ainda ressalta que Oscar Wild era um solteiro hétero interessante até cair nas graças do próprio Lúcifer Morningstar que apresenta uma queda por belezas humanas de todos os gêneros!  Ainda nessa temporada, Lúcifer destila seu sarcasmo ao ouvir uma frase parecida com  “graças a Deus terminei de escrever este artigo!”, respondendo  “ah, cada coisa pela qual meu pai leva crédito!”




Imagem de Stefan Keller por Pixabay 

😈😈😈😈😈😈😈😈😈😈😈😈😈😈
Consulte mais assuntos no nosso Índice, clicando no link:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/indice-do-blog-insight-voce-por-dentro.html   


😇😇😇😇😇😇😇😇😇😇😇😇😇
E LEIA AINDA:

1. Para saber mais sobre o Sagrado Feminino  e Masculino em nós, acesse
O SAGRADO FEMININO PARA PESSOAS COMUNShttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/o-sagrado-feminino-para-pessoas-comuns.html

2. QUER SABER A HISTÓRIA DO SAGRADO FEMININO ATRAVÉS DO TEMPO? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/12-o-sagrado-feminino-para-todos.html

3.O ENVOLVIMENTO DOS HOMENS COM O SAGRADO FEMININO -  Um homem que equilibra seu ânima, yin ou sagrado feminino torna-se um ser humano inteiro, melhorando como pai, marido, profissional, amigo, etc. Sabe por quê?Acessehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/o-envolvimento-dos-homens-com-o-sagrado.html

4. Mentalização para a Harmonização Total do Sagrado Masculino e Feminino em todos nós acesse : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/mentalizacao-para-harmonizacao-total-do.html

 O outro é apenas um espelho que reflete o que precisa ser trabalhado por nós mesmos! Assim, precisamos voltar para nosso interior quando nos deparamos com  questões em que sentimos que há necessidade de equilibrar as energias femininas e masculinas em nós: dificuldades de relacionamentos (familiar, profissional, sexual. etc.), timidez, culpa, bloqueios, travas, entre outras manifestações que exijam autocura.  Essa é uma técnica rápida (leva minutos) que pode ajudar a curar ou encontrar as respostas que estão em nosso interior:"  Pode ser repetida quantas vezes necessário ao longo do dia ou todo dia, até que se sinta os resultados  e realização dos objetivos . Para isso acesse o link 3.


5. Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/stylefont-size-0.html

6. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html

7. Para ler sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA E A TRANSIÇÃO INDIVIDUAL acesse:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/a-transicao-planetaria-e-transicao.html

8. APOMETRIA E SALTO QUÂNTICO: Para quem se interessa por Física Quântica, Apometria, ´Átomos, Ciência e espiritualidade. Acesse para uma reflexão e explicação simples e direta, bem didática:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/06/apometria-e-salto-quantico.html

10. TIPOS DE ESPÍRITAS E TIPOS DE INCRÉDULOS, SEGUNDO ALLAN KARDEC: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/tipos-de-espiritas-e-tipos-de.html


11. PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "O LIVRO DOS MÉDIUNS", POR ALLAN KARDEC , CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:





12. PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "UMBANDA DE TODOS NÓS" W.W. DA MATTA E SILVA - OBRA UNIVERSALISTA QUE DEVERIA SER CONHECIDA E RESPEITADA POR TODOS OS BRASILEIROS, CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÍNDICE DO BLOG

ÍNDICE DO BLOG INSIGHT -VOCÊ POR DENTRO

    Imagem de  Vinson Tan  por  Pixabay   ÍNDICE  LEITURAS  DIVERSAS  "O Sagrado Feminino e Masculino"  -A cess...