"Dsc00986a85_2" by SantaRosa OLD SKOOL is licensed under CC BY 2.0 |
Nossos resumos são um incentivo aos que desejarem iniciar a leitura de O Livro dos Médiuns, de Alan Kardec, aos que já a inciaram ou terminaram mas desejam rememorar o básico ou aos que encontraram na sua leitura completa alguma dificuldade, estamos publicando algumas pinceladas de cada capítulo de forma breve. Abaixo do texto, conforme forem sendo produzidos os resumos, seguirão os links que direcionarão a cada parte já publicada aqui no Blog Insight -Você por Dentro, é só passar para conferir semanalmente que o link já estará abaixo. Sugerimos ainda a leitura da obra completa que poderá ser baixada no link ao final do resumo da INTRODUÇÃO (acesse https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/07/estudo-resumido-da-introducao-da-obra-o.html). que posiciona esse extenso trabalho filosófico e científico de Allan Kardec como produto da união do mundo espiritual e material. Um resumo não substitui sua leitura aprofundada, responsável e consciente, mas permite conhecer o básico de maneira facilitada. É também uma forma suave de homenagear o amado organizador da obra, mostrando sutilmente a riqueza de informações, bem como aguçando ainda mais o interesse e a curiosidade aos que desejarem mergulhar nesse conhecimento.
O físico Isaac Newton, famoso por constatar a Lei da Gravidade (força invisível que atrai e prende os seres na superfície da Terra), nasceu, na
Inglaterra em 1642, época em que se misturavam religião, ciência e magia.
Astronomia era o mesmo que astrologia; Alquimia era a química. Hoje, poucos divulgam que esse cientista estudou as leis cósmicas e espirituais
para desenvolver sua ciência.
Retrato de Isaac Newton (1642-1727) pintado por Sir Godfrey Kneller (1689).
|
O LIVRO DOS MÉDIUNS (ALLAN KARDEC)
CAPÍTULO 2 - O MARAVILHOSO E O SOBRENATURAL
RESUMINHO
Por Lourdes Vanessa
Se a crença na manifestação dos espíritos fosse algo isolado, poderia se opor à
razão como suspeita de ser uma ilusão, no entanto, ela é notada em várias culturas ao longo do tempo, em povos antigos e modernos, em livros sagrados e em histórias. Pois bem,
então a lógica nos leva a considerá-la como uma provável lei da natureza ainda
por ser comprovada: a capacidade dos espíritos de se comunicar e agir sobre a
matéria do nosso mundo. Kardec propõe que os céticos estudem a doutrina espírita e só então procure provar, se conseguirem, a impossibilidade da comunicação dos espíritos. Cita as mesas erguidas e giradas sem contato humano na Europa do século XIX (19) que desafiavam Lei da Gravidade, como podendo serem movidas por um fluido ainda não descoberto pela ciência tradicional, mas estudado pelo espiritismo. Todos os fatos acontecem, independentes de serem negados pelos céticos.
O que é considerado sobrenatural pela humanidade é apenas algo que nossa ciência ainda não alcançou comprovação (ou aceitação), mas alcançará. Assim, concluímos que é algo natural também. Conforme o avanço dos estudos científicos, vemos que muito do que era mistificado hoje é comprovado ser comum e perfeitamente explicável. Um exemplo disso é a comunicação à distância pelos meios de ondas magnéticas e eletromagnéticas que não são visíveis ou palpáveis para os olhos humanos, mas pode ser manipulada e usada em telefones, celulares, rádio, TV. Antes de se conhecer cientificamente essas ondas, tal feito seria associado ao diabo ou à loucura. Mas se o fato está constatado, aceitamos como algo natural, feito por meio de fluidos ainda desconhecidos à ciência.
Para resumir, colocamos o princípio: todo efeito inteligente deve ter uma causa inteligente.
Todo fenômeno espírita dá prova de sua inteligência, sinal de que mesmo estando fora da matéria, existe vindo de um ser invisível, que desencarnou mas manteve seu raciocínio que não estava no corpo físico e seu envoltório fluídico com o formato do corpo que possuía (perispírito). Esse ser é o espírito, que é a alma despojada do envoltório carnal. Sua existência não é uma hipótese imaginada para explicar o fato, mas se baseia em observação concreta das manifestações. Para os que olham a matéria como única força da natureza considera um enredo de superstições uma religião fundada no principio imaterial. Os que atacam o espiritismo se apoiam no princípio materialista e negam assim a existência da alma em uma pretensa filosofia racional, mas não conseguem explicar todos os fatos assim.
Não admitindo a causa, não podem admitir os efeitos, assim não podem negar sadiamente o espiritismo porque partem da negação de tudo que não é material. Segundo eles, o espiritismo é absurdo porque se apoia nos fatos maravilhosos. Já nós, que admitimos os efeitos que partem da existência da alma, somos visionários.
Existe o charlatanismo que atrapalha a seriedade do Espiritismo, mas não se deve generalizar ou discutir uma coisa sem conhecê-la , pois a opinião de um critico só pode ser levada em consideração quando prova erudição, um saber profundo do que julga. Do mesmo modo, apenas um conhecedor de música pode julgar músicos e eruditos na pintura pode julgar obras de arte. De outra forma, o crítico só provara´ sua própria ignorância, ao tratar levianamente um assunto que não conhece.
Há que se estudar para conhecer o Espiritismo, que é toda uma ciência e filosofia que não podem ser aprendidas em algumas horas. Quem vê o Espiritismo apenas como os efeitos de mesas girantes, por exemplo, é como quem julga a física apenas por jogos de crianças . Quando não se tem tempo de aprender sobre alguma coisa, não se dê ao desfrute de julgá-la também! O espiritismo não pode considerar como serio o crítico ignorante.
Todos os fenômenos espíritas têm por princípio a sobrevivência da alma fora do corpo e suas manifestações como parte da natureza. Muito do sobrenatural só é julgado assim, quando não conhecem a sua causa. Quando o estudo aclara essa causa, torna-se natural.
Milagre significa coisa extraordinária, admirável, mas seu sentido como ato de poder divino contrário às leis da natureza faz com que se aplique ao que tem causa desconhecida. Os fenômenos espíritas não derrogam as leis naturais e são explicáveis perfeitamente. O milagre é insólito e raro, fato isolado. As manifestações espíritas são férteis e constantemente reproduzidas por diversas pessoas, podendo ser explicadas de maneira racional, não têm nenhum caráter miraculoso ou sobrenatural. A ciência, todos os dias faz avanços que seriam considerados "milagres" há algum tempo atrás. Antigamente, sábios eram sacrificados em fogueiras por defenderem princípios que hoje são científicos. Atualmente, mais civilizados, os críticos contentam-se em que visionários sejam apenas isolados em hospícios.
Um dos fenômenos espíritas mais impressionantes é o da escrita direta (psicografia) que mostra a ação mais patente de inteligências do mundo espiritual sobre o mundo material. A ignorância da lei
do magnetismo afastava muitos fenômenos da ordem natural. Os fatos espíritas também passaram por prodígios antes de lhe conhecerem a causa e foram
objeto de zombarias. Como a religião contém muitos fatos dessa ordem, muitos a
ridicularizam. O espiritismo, sem a ajuda da religião, mostra leis da natureza
que explicam fenômenos como a levitação de São Cupertino (lei da suspensão etérea dos corpos),
escrita automática, aparições (como a de Nossa Senhora de Salete), entre outros. Cremos neles porque explicamos
como se produzem, bem como fenômenos físicos que não se consideram
prodigiosos apenas porque sabem sua explicação cientifica formalmente. Os
fatos produzidos pelo espiritismo nos revelam leis da natureza sendo descobertas e não nos
apressamos a negar o que a lei comum não compreende. Os espíritas não fazem mais milagres do que um médico ou cientista, atuando cada um conforme sua ciência e estudo.
Mesas girantes, mesas falantes ou dança das mesas são um tipo de sessão espírita em que os participantes se sentam ao redor de uma mesa, colocam as mãos sobre ela e esperam que ela se movimente. No século XIX, acreditava-se que as mesas serviam como meio de comunicação com supostos espíritos. Alfabetos também eram colocados sobre as mesas e elas se inclinavam para a carta adequada, soletrando palavras e frases. O fenômeno é explicado pelos céticos como efeito ideomotor (provocado pelos humanos encarnados participantes), que também acontece no tabuleiro ouija e na chamada "brincadeira do copo". Em 1853, as sessões atingiram grande popularidade. (Wikipedia)
Equipamento desenvolvido por Michael Faraday para explicar o efeito ideomotor nas mesas girantes. The Illustrated London News, 16 de julho de 1853, página 35da |
Caricatura sobre as mesas girantes em uma publicação satírica francesa (Le Charivari, 1853) - Online Collection of Brooklyn Museum |
Allan Kardec, em seu "O Livro dos Médiuns", afirma que o movimento das mesas girantes era causado por espíritos de pessoas mortas. Segundo seus biógrafos, ele foi convidado nos anos 1850 por Fortier, seu amigo e estudioso das teorias do controverso médico alemão Franz Anton Mesmer, a verificar, observar e analisar o fenômeno chamado de mesas girantes, um tipo de sessão espírita popular naquela metade do século XIX. As primeiras manifestações de mesas girantes observadas por Kardec aconteceram por meio de mesas se levantando e batendo, com um dos pés, um número determinado de pancadas e respondendo, desse modo, sim ou não, segundo fora convencionado, a uma questão proposta. No livro "A Gênese", Kardec atribuiu o movimento das mesas girantes ao que ele chamou de "fluido perispítico", que seria compartilhado entre os seres humanos e os espíritos. (Wikipedia)
O que é considerado sobrenatural pela humanidade é apenas algo que nossa ciência ainda não alcançou comprovação (ou aceitação), mas alcançará. Assim, concluímos que é algo natural também. Conforme o avanço dos estudos científicos, vemos que muito do que era mistificado hoje é comprovado ser comum e perfeitamente explicável. Um exemplo disso é a comunicação à distância pelos meios de ondas magnéticas e eletromagnéticas que não são visíveis ou palpáveis para os olhos humanos, mas pode ser manipulada e usada em telefones, celulares, rádio, TV. Antes de se conhecer cientificamente essas ondas, tal feito seria associado ao diabo ou à loucura. Mas se o fato está constatado, aceitamos como algo natural, feito por meio de fluidos ainda desconhecidos à ciência.
Para resumir, colocamos o princípio: todo efeito inteligente deve ter uma causa inteligente.
Todo fenômeno espírita dá prova de sua inteligência, sinal de que mesmo estando fora da matéria, existe vindo de um ser invisível, que desencarnou mas manteve seu raciocínio que não estava no corpo físico e seu envoltório fluídico com o formato do corpo que possuía (perispírito). Esse ser é o espírito, que é a alma despojada do envoltório carnal. Sua existência não é uma hipótese imaginada para explicar o fato, mas se baseia em observação concreta das manifestações. Para os que olham a matéria como única força da natureza considera um enredo de superstições uma religião fundada no principio imaterial. Os que atacam o espiritismo se apoiam no princípio materialista e negam assim a existência da alma em uma pretensa filosofia racional, mas não conseguem explicar todos os fatos assim.
Não admitindo a causa, não podem admitir os efeitos, assim não podem negar sadiamente o espiritismo porque partem da negação de tudo que não é material. Segundo eles, o espiritismo é absurdo porque se apoia nos fatos maravilhosos. Já nós, que admitimos os efeitos que partem da existência da alma, somos visionários.
Existe o charlatanismo que atrapalha a seriedade do Espiritismo, mas não se deve generalizar ou discutir uma coisa sem conhecê-la , pois a opinião de um critico só pode ser levada em consideração quando prova erudição, um saber profundo do que julga. Do mesmo modo, apenas um conhecedor de música pode julgar músicos e eruditos na pintura pode julgar obras de arte. De outra forma, o crítico só provara´ sua própria ignorância, ao tratar levianamente um assunto que não conhece.
Há que se estudar para conhecer o Espiritismo, que é toda uma ciência e filosofia que não podem ser aprendidas em algumas horas. Quem vê o Espiritismo apenas como os efeitos de mesas girantes, por exemplo, é como quem julga a física apenas por jogos de crianças . Quando não se tem tempo de aprender sobre alguma coisa, não se dê ao desfrute de julgá-la também! O espiritismo não pode considerar como serio o crítico ignorante.
Todos os fenômenos espíritas têm por princípio a sobrevivência da alma fora do corpo e suas manifestações como parte da natureza. Muito do sobrenatural só é julgado assim, quando não conhecem a sua causa. Quando o estudo aclara essa causa, torna-se natural.
Milagre significa coisa extraordinária, admirável, mas seu sentido como ato de poder divino contrário às leis da natureza faz com que se aplique ao que tem causa desconhecida. Os fenômenos espíritas não derrogam as leis naturais e são explicáveis perfeitamente. O milagre é insólito e raro, fato isolado. As manifestações espíritas são férteis e constantemente reproduzidas por diversas pessoas, podendo ser explicadas de maneira racional, não têm nenhum caráter miraculoso ou sobrenatural. A ciência, todos os dias faz avanços que seriam considerados "milagres" há algum tempo atrás. Antigamente, sábios eram sacrificados em fogueiras por defenderem princípios que hoje são científicos. Atualmente, mais civilizados, os críticos contentam-se em que visionários sejam apenas isolados em hospícios.
Chico Xavier psicografando (por André Koehne) |
Muitos que apenas leram,
estudaram e compreenderam o espiritismo acreditam em seus fenômenos mesmo sem
tê-los presenciados pessoalmente porque perceberam como esse conhecimento está
fundamentado na lógica da natureza.
A imagem de Nossa Senhora de La Salette com as crianças videntes, Mélanie Calvat e Maximin Giraud.Por Fr.Latreille - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=23210653
Nossa Senhora de La Salette (em francês Notre-Dame de La Salette) é a invocação dada à Virgem Maria nas suas aparições na montanha de La Salette, departamento de Isère, na região dos Alpes franceses. Nossa Senhora apareceu a 19 de setembro de 1846 a duas crianças: Maximin Giraud com 11 anos e Mélanie Calvat com 15 anos.
O culto a Nossa Senhora de La Salette floresceu no século XX e, assim como Nossa Senhora de Lourdes (1858) e Nossa Senhora de Fátima (1917), continua a ser uma das mais famosas aparições da Virgem Maria na idade contemporânea. Possui fortes ligações com essas duas aparições marianas através da linha do tempo do segredo de La Salette e confirmada nas recomendações dadas em Lourdes e nos acontecimentos em Fátima. (Wikipedia)
PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS DEMAIS CAPÍTULOS DE - "O LIVRO DOS MÉDIUNS", POR ALLAN KARDEC , CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:
INTRODUÇÃO https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/07/estudo-resumido-da-introducao-da-obra-o.html
CAPÍTULO 1: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/07/cap-1-o-livro-dos-mediuns-de-alan.html
CAPÍTULO 3: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-3-o-livro-dos-mediuns-de-alan.html
LEIA TAMBÉM OUTROS ASSUNTOS PUBLICADOS:
1. Para saber mais sobre o Sagrado Feminino e Masculino em nós, acesse
O SAGRADO FEMININO PARA PESSOAS COMUNS: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/o-sagrado-feminino-para-pessoas-comuns.html 2. QUER SABER A HISTÓRIA DO SAGRADO FEMININO ATRAVÉS DO TEMPO? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/12-o-sagrado-feminino-para-todos.html 3.O ENVOLVIMENTO DOS HOMENS COM O SAGRADO FEMININO - Um homem que equilibra seu ânima, yin ou sagrado feminino torna-se um ser humano inteiro, melhorando como pai, marido, profissional, amigo, etc. Sabe por quê?Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/o-envolvimento-dos-homens-com-o-sagrado.html 4. Mentalização para a Harmonização Total do Sagrado Masculino e Feminino em todos nós acesse : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/mentalizacao-para-harmonizacao-total-do.html O outro é apenas um espelho que reflete o que precisa ser trabalhado por nós mesmos! Assim, precisamos voltar para nosso interior quando nos deparamos com questões em que sentimos que há necessidade de equilibrar as energias femininas e masculinas em nós: dificuldades de relacionamentos (familiar, profissional, sexual. etc.), timidez, culpa, bloqueios, travas, entre outras manifestações que exijam autocura. Essa é uma técnica rápida (leva minutos) que pode ajudar a curar ou encontrar as respostas que estão em nosso interior:" Pode ser repetida quantas vezes necessário ao longo do dia ou todo dia, até que se sinta os resultados e realização dos objetivos . Para isso acesse o link 3.
5. Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/stylefont-size-0.html
6. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html
7. Para ler sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA E A TRANSIÇÃO INDIVIDUAL acesse:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/a-transicao-planetaria-e-transicao.html
8. APOMETRIA E SALTO QUÂNTICO: Para quem se interessa por Física Quântica, Apometria, ´Átomos, Ciência e espiritualidade. Acesse para uma reflexão e explicação simples e direta, bem didática: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/06/apometria-e-salto-quantico.html |
Nenhum comentário:
Postar um comentário