sexta-feira, 6 de setembro de 2019

CAP. 3 DA SEGUNDA PARTE - O LIVRO DOS MÉDIUNS DE ALAN KARDEC - ESTUDO RESUMIDO DA OBRA (PEQUENO INCENTIVO PARA O INÍCIO DA LEITURA DA OBRA COMPLETA)

de Felix Mittermeier por Pixabay 
Você sabia que as primeiras psicografias surgiram das comunicações feitas com as mesas girantes do século 19? Veja como esse método foi aperfeiçoado até chegar nos moldes de hoje com as próprias mãos do médium!
de Tung Truong Trọng por Pixabay 
C A P Í T U L O 3 da Segunda Parte (“Das manifestações físicas”) de O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec
Resumo facilitado

Das manifestações inteligentes
Por Lourdes Vanessa


             
de Emma Blowers por Pixabay 
Todo efeito inteligente vem de uma causa inteligente. Para uma manifestação ser inteligente, não precisa ser eloquente, espirituosa, ou sábia; basta que prove ser um ato livre e voluntário, exprimindo uma intenção, ou respondendo a um pensamento.


            Por exemplo, quando um catavento se move, apenas obedece a impulsão mecânica do vento; mas, se faz movimentos intencionais, se ele girar para a direita ou para a esquerda, depressa ou devagar, conforme alguém mandar, forçoso seria admitir, não que o próprio catavento era inteligente, porém, que obedecia a uma inteligência. Isso foi o que se deu com a mesa.



Vimos a mesa mover-se, levantar-se, dar pancadas, sob o comando de um ou de muitos médiuns. O primeiro efeito inteligente observado foi que, sem mudar de lugar, a mesa se erguia alternativamente sobre o pé que lhe indicavam; depois, caindo, batia um número determinado de pancadas, respondendo a uma pergunta. Outras vezes, sem o contato de pessoa alguma, passeava sozinha pelo cômodo, indo para a direita, ou para a esquerda, para frente, ou para trás, executando movimentos diversos, conforme ordenavam os assistentes. Está bem visto que foi eliminada qualquer suposição de fraude; verificada a perfeita lealdade das testemunhas, atestada pela honradez e pelo absoluto desinteresse de todas.
             Por meio de pancadas e estalidos, produzidos no interior da mesa, obtêm-se efeitos ainda mais inteligentes, como: a imitação dos rufos do tambor, da fuzilaria de descarga por fila ou por pelotão, de um canhoneio; depois, a do ranger da serra, dos golpes de martelo, do ritmo de diferentes árias, etc. Era, como bem se compreende, um vasto campo a ser explorado.
de Kevin Phillips por Pixabay 
            Raciocinou-se que, se naquilo havia uma inteligência oculta, forçosamente lhe seria possível responder a perguntas e ela de fato respondeu dando o número de pancadas convencionado para “sim” e outro tanto para “não”.  Por serem muito insignificantes essas respostas, surgiu a ideia de fazer que a mesa indicasse as letras do alfabeto e compusesse assim palavras e frases.
             Estes fatos, repetidos à vontade por milhares de pessoas e em todos os países, não podiam deixar dúvida sobre a natureza inteligente das manifestações.
de nugroho dwi hartawan por Pixabay 

Foi então que apareceu um novo conceito, segundo o qual essa inteligência seria a do médium, do interrogante, ou mesmo dos assistentes. A dificuldade estava em explicar como essa inteligência podia refletir-se na mesa e se expressar por pancadas. Averiguado que não eram dadas pelo médium, deduziu-se que, então, eram feitas pelo pensamento.
Mas, o pensamento dando pancadas constituía fenômeno ainda mais prodigioso do que todos os que haviam sido observados. Não tardou que a experiência demonstrasse a inadmissibilidade de tal opinião.  Efetivamente, as respostas dadas pelas batidas nas mesas se mostraram contrárias às ideias dos assistentes, fora do alcance intelectual do médium e eram até dadas em línguas que este ignorava, ou referia a fatos que todos desconheciam.
de Rujhan Basir por Pixabay 
 São tão numerosos os exemplos, que é quase impossível quem quer que já se ocupou com as manifestações espíritas não ter sido testemunha dessa inteligência invisível muitas vezes . Citaremos apenas um fato, que nos foi relatado por uma testemunha ocular:
        Num navio da marinha imperial francesa, estacionado nos mares da China, toda a tripulação se ocupava em fazer que as mesas falassem. Evocaram o Espírito de um tenente que tinha morrido havia dois anos. O Espírito veio e disse por meio de pancadas: “Peço-vos instantementeque mandeis pagar ao capitão a soma de... (indicava a cifra), que lhe devo e que lamento não ter podido restituir-lhe antes de minha morte.”
Ninguém conhecia o fato: o próprio capitão esquecera esse débito, aliás mínimo. Mas, procurando nas suas contas, encontrou uma nota da dívida do tenente, de importância exatamente idêntica à que o Espírito indicara. Perguntamos: do pensamento de quem podia essa indicação ser o reflexo?


de Gordon Johnson por Pixabay 
🌽🌽🌽🌽🌽🌽🌽🌽🌽🌽
            Aperfeiçoou-se a arte de obter comunicações pelo processo das pancadas alfabéticas, houve interessantes revelações sobre o mundo espiritual, mas o meio continuava a ser muito lento. Foi então que os próprios espíritos indicaram outros meios, como o das comunicações escritas (psicografias).

Receberam-se as primeiras psicografias, adaptando-se um lápis ao pé de uma mesa leve, colocada sobre uma folha de papel. Posta em movimento pela influência de um médium, a mesa começou a traçar caracteres, depois palavras e frases. Simplificou-se gradualmente o processo, pelo emprego de mesinhas do tamanho de uma mão, construídas expressamente para isso; em seguida, pelo de cestas, de caixas de papelão e, afinal, pelo de simples pranchetas. 
de BlueMoonPrint por Pixabay 
A escrita saía tão corrente, tão rápida e tão fácil como com a mão. Porém, reconheceu-se mais tarde que todos aqueles objetos podiam ser dispensados se o médium, com sua própria mão, segurasse o lápis. Forçada a um movimento involuntário, a mão escrevia sob o impulso do Espírito e sem o concurso da vontade ou do pensamento do médium. A partir de então, as comunicações de além-túmulo se tornaram sem limites, como o é a correspondência habitual entre os vivos.

Esses fenômenos levaram os observadores a reconhecer a intervenção de inteligências ocultas, ou seja,  dos Espíritos.
de Gerd Altmann por Pixabay 
Deixe sua pergunta ou comentário no final da página 🔻



VEJA TAMBÉM:
de Soorelis por Pixabay 

Afinal, por que é preciso ajudar espíritos em centros espíritas? E por que é preciso haver médiuns? Será que  a espiritualidade não poderia fazer esse trabalho sozinha? Clique em https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/por-que-e-preciso-ajudar-espiritos-em.html

TIPOS DE ESPÍRITAS E TIPOS DE INCRÉDULOS, SEGUNDO ALLAN KARDEC: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/tipos-de-espiritas-e-tipos-de.html

 ENTENDA: COMO OS ESPÍRITOS CONSEGUEM AGIR NO MUNDO FÍSICO. e AINDA: 🦋QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESPÍRITO E ALMA? 🌷COMO O ESPÍRITO PODE MANIFESTAR FORMA HUMANA?   O QUE É PERISPÍRITO E COMO ELE É EXPLICADO POR KARDEC? Clique: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-1-da-segunda-parte-o-livro-dos.html

 MATERIALIZAÇÃO DE MÃOS POR ESPÍRITOS EM SESSÃO ESPÍRITA ESTUDADA POR ALLAN KARDEC EM O LIVRO DOS MÉDIUNS (CAPÍTULO1 - SEGUNDA PARTE): https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/materializacao-de-maos-por-espiritos-em.html


😸😸😸😸Para saber mais sobre o ÁTOMO: APOMETRIA E SALTO QUÂNTICO: Para quem se interessa por Física Quântica, Apometria, ´Átomos, Ciência e espiritualidade. Acesse para uma reflexão e explicação simples e direta, bem didática:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/06/apometria-e-salto-quantico.html





PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "O LIVRO DOS MÉDIUNS", POR ALLAN KARDEC , CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:

PARTE 1



PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "UMBANDA DE TODOS NÓS" W.W. DA MATTA E SILVA - OBRA UNIVERSALISTA QUE DEVERIA SER CONHECIDA E RESPEITADA POR TODOS OS BRASILEIROS, CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:




ÍNDICE 




1. Para saber mais sobre o Sagrado Feminino  e Masculino em nós, acesse

2. QUER SABER A HISTÓRIA DO SAGRADO FEMININO ATRAVÉS DO TEMPO? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/12-o-sagrado-feminino-para-todos.html

3.O ENVOLVIMENTO DOS HOMENS COM O SAGRADO FEMININO -  Um homem que equilibra seu ânima, yin ou sagrado feminino torna-se um ser humano inteiro, melhorando como pai, marido, profissional, amigo, etc. Sabe por quê? Acessehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/o-envolvimento-dos-homens-com-o-sagrado.html

4. Mentalização para a Harmonização Total do Sagrado Masculino e Feminino em todos nós acesse : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/mentalizacao-para-harmonizacao-total-do.html

 O outro é apenas um espelho que reflete o que precisa ser trabalhado por nós mesmos! Assim, precisamos voltar para nosso interior quando nos deparamos com  questões em que sentimos que há necessidade de equilibrar as energias femininas e masculinas em nós: dificuldades de relacionamentos (familiar, profissional, sexual. etc.), timidez, culpa, bloqueios, travas, entre outras manifestações que exijam autocura.  Essa é uma técnica rápida (leva minutos) que pode ajudar a curar ou encontrar as respostas que estão em nosso interior:"  Pode ser repetida quantas vezes necessário ao longo do dia ou todo dia, até que se sinta os resultados  e realização dos objetivos . Para isso acesse o link 3.


5. Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/stylefont-size-0.html

6. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html

7. Para ler sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA E A TRANSIÇÃO INDIVIDUAL acesse:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/a-transicao-planetaria-e-transicao.html

8.  Reflexões em: LÚCIFER ME ABSOLVEU!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÍNDICE DO BLOG

ÍNDICE DO BLOG INSIGHT -VOCÊ POR DENTRO

    Imagem de  Vinson Tan  por  Pixabay   ÍNDICE  LEITURAS  DIVERSAS  "O Sagrado Feminino e Masculino"  -A cess...