segunda-feira, 18 de novembro de 2019

A ESCOLA WALDORF 2– A EDUCAÇÃO HOLÍSTICA : O QUE É TRIMEMBRAÇÃO, ANTROPOSOFIA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO

de Prawny por Pixabay 


PEDAGOGIA WALDORF – A EDUCAÇÃO 

HOLÍSTICA : O QUE É TRIMEMBRAÇÃO, 

ANTROPOSOFIA E A PRÁTICA NA 

EDUCAÇÃO


Por Lourdes Vanessa


A sistematização da Proposta Educacional Waldorf, documento oficial base para o Regimento Escolar, mantendo a filosofia e pedagogia antroposófica de Rudolf Steiner, foi iniciado em 1997 por um grupo de representantes de todas as escolas dessa orientação. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com a Constituição de 1988, concedia ampla liberdade para a Proposta das escolas, assim, o sistema Waldorf também foi apresentado às autoridades e reconhecido pela Secretaria da Educação de forma oficial.
Em 1998 foi fundado o Centro de Formação para Professores, em São Paulo, e também a Federação das Escolas Waldorf no Brasil para consolidá-las na sociedade.




de Jonny Lindner por Pixabay 

 “[...] Foi criada a primeira Escola Waldorf, fundada em Stuttgart, Alemanha em 1919, na fábrica de cigarros Waldorf-Astória. Tal fato se deu porque o Sr. Emil Molt, proprietário da empresa, tornou-se simpatizante da teoria social desenvolvida por Rudolf Steiner – a Trimembração Social – e decidiu convidá-lo para criar uma escola que atendesse às questões levantadas por esse pensador. Steiner ministrava cursos e palestras aos operários e estes também ficaram interessados na possibilidade de verem seus filhos sendo formados dentro de um sistema de ensino que considerasse o ser humano e seu desenvolvimento cognitivo com bases no relacionamento social harmônico “ ROSELY A. ROMANELLI
(Pedagogia Waldorf: um breve histórico; Revista da Faculdade de Educação ano vi no 10 - jul./dez. 2008)



PINCELADAS  DE ANTROPOSOFIA

Para entender a proposta Waldorf, faz-se necessário uma pequena noção da Antroposofia. Essa vertente espiritual e filosófica, inspirada em saberes antigos da humanidade, considera que há quatro corpos no ser humano: o corpo físico, o corpo etérico ou vital, o corpo astral e o EU (consciência).
de Manfred Antranias Zimmer por Pixabay 
Representação do campo de energia do Duplo etérico
em volta do corpo físico.As fotos Kirlian podem reproduzir esse halo luminoso. 
No Brasil, centenas de Clínicas, Institutos e Hospitais se utilizam da Foto Kirlian para acompanharem o estado de saúde de seus pacientes. Corroborando tal fato já existe o 'Diagnóstico Oncológico Kirliangráfico' embasado no trabalho dos Drs.Júlio Grott e Hélio Grott Filho do Hospital das Forças Armadas de Curitiba.  (Wikipedia) 
Corpo físico: corpo sólido e facilmente visível sujeito, entre outras, às leis da Física Tradicional
Corpo etérico (perispírito): ligação do corpo físico com o corpo astral. Portador do principio do crescimento, reprodução e demais funções metabólicas que atua nos seres vivos: plantas, animais e seres humanos.
Corpo astral ou das sensações (alma): aparece apenas nos animais e no homem como portador dos sentimentos e de sua expressão.
EU (espírito): portador da individualidade, da consciência humana.

de Doreen Sawitza por Pixabay 
Pelo seus estudos espirituais, econômicos e sociais, Rudolf Steiner compreende uma sociedade saudável como aquela seguindo um princípio de Trimembração, ou seja, uma diferenciação nos âmbitos vida espiritual (cultura e formação), vida econômica (preços e moedas) e vida jurídica. Essa trimembração, abrangindo tanto o âmbito educacional como o social e o individual, estabelece as bases, segundo ele, para um futuro da humanidade sem os males e as angústias de sua época.
A trimembração abrange tanto o ser humano (em corpo, alma e espírito),  a sociedade (nos aspectos cultural/espiritual, sócio/político e econômico) como o desenvolvimento cognitivo/mental (o pensar, o sentir e o querer)
by Joel Abroad is licensed under CC BY-NC-SA 2.0 
Biblioteca da Sociedade Antroposófica no Hawaí


A TRIMEMBRAÇÃO NA ESCOLA

 WALDORF


A Escola Waldorf não é uma escola na qual se ensina Antroposofia, apesar de ter suas bases nessa concepção, o que ocorre, de fato, é o professor realizar seu trabalho com base na observação do ser humano e da imagem antroposófica dele. Procedimentos artísticos são aplicados para haver o desenvolvimento cognitivo com equilíbrio entre razão e sensibilidade.
de Cheryl Holt por Pixabay 

A concepção de ser humano pela Antroposofia, caracteriza o desenvolvimento humano em períodos de sete em sete anos, denominados setênios , que marcam novas etapas de maturação infanto-juvenil. A Escola Waldorf estrutura sua ação considerando os setênios e procura despertar a individualidade e o desenvolvimento das potencialidades próprias de cada fase do aluno. Para Steiner a evolução do ser humano acontece à medida que ele desenvolve seu lado mental de modo a alcançar a liberdade, só atingida com a consciência ética e moral individual. Para a educação servir para a reformular a sociedade e as relações entre os homens, deve incluir o lado espiritual. 

Sua pedagogia contempla o avanço saudável e harmonioso do pensar, do sentir e do querer, levando em conta as dimensões física, psíquico-emocional e espiritual de acordo com o setênio e as habilidades sociais que podem ser despertadas em cada um deles:

O querer (0 a 7 anos)
de 2081671 por Pixabay
A chave educativa do primeiro setênio é a imitação. Uma criança pode imitar tudo que se passa em seu entorno da melhor forma possível para si e para os demais, de maneira que se torne consciente e livre no futuro. As pessoas não se tornarão seres livres apenas por causa de discursos políticos sobre liberdade, é necessário agir também. Então, o que Steiner propunha era um treino para a vida adulta, agindo de forma ética e moral desde precisamente a época em que a socialização desabrocha, formando assim, uma base para liberdade social do adulto. A aplicação desses princípios básicos pode ser encontrada em sua obra A educação da criança segundo a ciência espiritual. No primeiro setênio, o incentivo da imitação e o amor à criança eram necessários à manutenção da vida do corpo físico, pela ação do corpo etérico (sede energética de nosso organismo, que liga o corpo com o espírito).


O sentir (7 a 14 anos)
de Kidaha por Pixabay 
No segundo setênio, a máxima é a autoridade, aliada à aspiração a ideais, de forma que a criança , sem julgamentos solitários muito cedo, antes da puberdade, experiencie a igualdade de direitos entre os homens.
O  discurso de Steiner está inserido no cenário social dos anos da I Guerra Mundial e do Pós-Guerra, de onde vem seus argumentos para discursar sobre a questão social. Inspirado pelos ideais da Revolução Francesa, ele via a Liberdade aplicada na área cultural e espiritual, a Igualdade necessária na área político-jurídica e a Fraternidade sendo fundamental na área econômica.
 Um sentimento “puro e belo” pela autoridade, para o filósofo, pode formar as raízes da  igualdade de direitos com maturidade no futuro.  Para Steiner, essa era uma demanda histórica, pois apontava a ineficácia, no seu modo de ver, de colégios socialistas da sua época, principalmente russos, que aboliram a autoridade, posicionando o professor em uma relação de absoluta igualdade com os alunos. Steiner dizia que as pessoas convictas da necessidade da criação de um organismo social de fato,  precisam perceber que os jovens tornam-se maduros para uma vida socialmente justa em comum se durante seus anos escolares souberem reconhecer a autoridade verdadeira, que orienta, nessa fase.
Seus estudos econômico-políticos uniam-se à sua concepção espiritual, levando-o  à elaboração da teoria de que sem a autoridade no segundo setênio, o corpo etérico não se desenvolveria adequadamente, causando “uma sonolência cultural”, uma falta da força necessária para o estabelecimento de direitos e o reconhecimento da igualdade deles em outras vidas humanas.


O pensar (14 a 21 anos)
de OpenClipart-Vectors por Pixabay 


O terceiro setênio, a orientação é de fortalecimento do amor universal.
Depois da puberdade, entre 14 e 21 anos, não apenas o amor afetivo-sexual, se desenvolve no ser, mas também manifestação do amor humano universal, devendo ser especialmente incentivado quando as crianças vão para o Ensino Médio. A vida econômica precisa ser associada ao amor fraternal para que exista assim no futuro também.
Ao propor o trabalho dos docentes com o equilíbrio entre o pensar, o sentir e o querer, a Pedagogia Waldorf procura atingir um refinamento do ser humano em direção ao amor fraterno entre os indivíduos, conduzindo a uma postura ética e ao exercício da moralidade saudável.

de John Hain por Pixabay 

Nota: a Ciência do Espiritismo de Allan Kardec apresenta um grande estudo sobre os corpos sutis (alma, espírito, duplo etérico ou períspirito), para maiores detalhes, clique no link:
https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-1-da-segunda-parte-o-livro-dos.html




SAIBA MAIS em:  COMO É A ESCOLA WALDORF?  CLICANDO EM:  
https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/11/a-escola-waldorf-1-introducao.html   




LEIA TAMBÉM:

PARA A MELHOR REUNIÃO DE PAIS QUE VOCÊ TERÁ, ACESSE:
de Pezibear por Pixabay 
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse:




 Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse:



ÍNDICE - Veja mais:



1. Para saber mais sobre o Sagrado Feminino  e Masculino em nós, acesse
O SAGRADO FEMININO PARA PESSOAS COMUNShttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/o-sagrado-feminino-para-pessoas-comuns.html

2. QUER SABER A HISTÓRIA DO SAGRADO FEMININO ATRAVÉS DO TEMPO? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/12-o-sagrado-feminino-para-todos.html

3.O ENVOLVIMENTO DOS HOMENS COM O SAGRADO FEMININO -  Um homem que equilibra seu ânima, yin ou sagrado feminino torna-se um ser humano inteiro, melhorando como pai, marido, profissional, amigo, etc. Sabe por quê? Acessehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/o-envolvimento-dos-homens-com-o-sagrado.html

4. Mentalização para a Harmonização Total do Sagrado Masculino e Feminino em todos nós acesse : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/mentalizacao-para-harmonizacao-total-do.html

 O outro é apenas um espelho que reflete o que precisa ser trabalhado por nós mesmos! Assim, precisamos voltar para nosso interior quando nos deparamos com  questões em que sentimos que há necessidade de equilibrar as energias femininas e masculinas em nós: dificuldades de relacionamentos (familiar, profissional, sexual. etc.), timidez, culpa, bloqueios, travas, entre outras manifestações que exijam autocura.  Essa é uma técnica rápida (leva minutos) que pode ajudar a curar ou encontrar as respostas que estão em nosso interior:"  Pode ser repetida quantas vezes necessário ao longo do dia ou todo dia, até que se sinta os resultados  e realização dos objetivos . Para isso acesse o link 3.


5. Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/stylefont-size-0.html

6. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html

7. Para ler sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA E A TRANSIÇÃO INDIVIDUAL acesse:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/a-transicao-planetaria-e-transicao.html

8. APOMETRIA E SALTO QUÂNTICO: Para quem se interessa por Física Quântica, Apometria, ´Átomos, Ciência e espiritualidade. Acesse para uma reflexão e explicação simples e direta, bem didática:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/06/apometria-e-salto-quantico.html

9. Reflexões em: LÚCIFER ME ABSOLVEU!!! 

10. TIPOS DE ESPÍRITAS E TIPOS DE INCRÉDULOS, SEGUNDO ALLAN KARDEC: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/tipos-de-espiritas-e-tipos-de.html

11. ENTENDA: COMO OS ESPÍRITOS CONSEGUEM AGIR NO MUNDO FÍSICO. e AINDA: 🦋QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESPÍRITO E ALMA? 🌷COMO O ESPÍRITO PODE MANIFESTAR FORMA HUMANA?   O QUE É PERISPÍRITO E COMO ELE É EXPLICADO POR KARDEC? Clique: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-1-da-segunda-parte-o-livro-dos.html



12. MATERIALIZAÇÃO DE MÃOS POR ESPÍRITOS EM SESSÃO ESPÍRITA ESTUDADA POR ALLAN KARDEC EM O LIVRO DOS MÉDIUNS (CAPÍTULO1 - SEGUNDA PARTE): https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/materializacao-de-maos-por-espiritos-em.html

13. POR QUE É PRECISO AJUDAR ESPÍRITOS EM CENTROS ESPÍRITAS?
E por que é preciso haver médiuns? Será que  a espiritualidade não poderia fazer esse trabalho sozinha?  CLIQUE EM:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/por-que-e-preciso-ajudar-espiritos-em.html



👱👳👮👷.  PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "O LIVRO DOS MÉDIUNS", POR ALLAN KARDEC , CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:

PARTE 1




P2 CAPÍTULO 2: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/cap-2-da-segunda-parte-o-livro-dos.html

P2 CAPÍTULO 3 : Você sabia que as primeiras psicografias surgiram das comunicações feitas com as mesas girantes do século 19? Veja como esse método foi aperfeiçoado até chegar nos moldes de hoje com as próprias mãos do médium! CLIQUE: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/cap-3-da-segunda-parte-o-livro-dos.html

P2 CAPÍTULO 4: Respostas do estudo de Allan Kardec para:- O que é o O FLUIDO UNIVERSAL?- COMO O ESPÍRITO MOVIMENTA OBJETOS? COMO FAZ O ESPÍRITO PARA CAUSAR RUÍDOS? SERVE-SE DE ALGUM OBJETO MATERIAL?- POR QUE UM ESPÍRITO SÓ PODE MOVER OBJETOS COM A PRESENÇA DE UM MÉDIUM ENCARNADO?-UM MÉDIUM PODE ATUAR COMO AUXILIAR DE UM ESPÍRITO SEM PERCEBER? Clique em: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/10/c-p-i-t-u-l-o-4-da-segunda-parte-das.html

💜💜💜💜💜PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "UMBANDA DE TODOS NÓS" W.W. DA MATTA E SILVA - OBRA UNIVERSALISTA QUE DEVERIA SER CONHECIDA E RESPEITADA POR TODOS OS BRASILEIROS, CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:




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