de Prawny por Pixabay |
PEDAGOGIA WALDORF – A EDUCAÇÃO
HOLÍSTICA : O QUE É TRIMEMBRAÇÃO,
ANTROPOSOFIA E A PRÁTICA NA
EDUCAÇÃO
Por Lourdes Vanessa
A sistematização da Proposta Educacional Waldorf, documento oficial base para o Regimento Escolar, mantendo a filosofia e pedagogia antroposófica de Rudolf Steiner, foi iniciado em 1997 por um grupo de representantes de todas as escolas dessa orientação. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), com a Constituição de 1988, concedia ampla liberdade para a Proposta das escolas, assim, o sistema Waldorf também foi apresentado às autoridades e reconhecido pela Secretaria da Educação de forma oficial.
Em 1998 foi fundado o Centro de
Formação para Professores, em São Paulo, e também a Federação das Escolas
Waldorf no Brasil para consolidá-las na sociedade.
de Jonny Lindner por Pixabay |
“[...] Foi criada a primeira Escola Waldorf,
fundada em Stuttgart, Alemanha em 1919, na fábrica de cigarros Waldorf-Astória.
Tal fato se deu porque o Sr. Emil Molt, proprietário da empresa, tornou-se
simpatizante da teoria social desenvolvida por Rudolf Steiner – a Trimembração
Social – e decidiu convidá-lo para criar uma escola que atendesse às questões
levantadas por esse pensador. Steiner ministrava cursos e palestras aos
operários e estes também ficaram interessados na possibilidade de verem seus
filhos sendo formados dentro de um sistema de ensino que considerasse o ser
humano e seu desenvolvimento cognitivo com bases no relacionamento social
harmônico “ ROSELY A. ROMANELLI
(Pedagogia Waldorf: um breve histórico;
Revista da Faculdade de Educação ano vi no 10 - jul./dez. 2008)
PINCELADAS DE
ANTROPOSOFIA
Para entender a proposta Waldorf, faz-se necessário uma
pequena noção da Antroposofia. Essa vertente espiritual e filosófica, inspirada
em saberes antigos da humanidade, considera que há quatro corpos no ser humano: o corpo físico, o corpo etérico ou vital, o
corpo astral e o EU (consciência).
Corpo físico:
corpo sólido e facilmente visível sujeito, entre outras, às leis da Física Tradicional
de Manfred Antranias Zimmer por Pixabay Representação do campo de energia do Duplo etérico em volta do corpo físico.As fotos Kirlian podem reproduzir esse halo luminoso. No Brasil, centenas de Clínicas, Institutos e Hospitais se utilizam da Foto Kirlian para acompanharem o estado de saúde de seus pacientes. Corroborando tal fato já existe o 'Diagnóstico Oncológico Kirliangráfico' embasado no trabalho dos Drs.Júlio Grott e Hélio Grott Filho do Hospital das Forças Armadas de Curitiba. (Wikipedia) |
Corpo etérico (perispírito):
ligação do corpo físico com o corpo astral. Portador do principio do crescimento,
reprodução e demais funções metabólicas que atua nos seres vivos: plantas,
animais e seres humanos.
Corpo astral ou das
sensações (alma): aparece apenas nos animais e no homem como portador dos
sentimentos e de sua expressão.
EU (espírito):
portador da individualidade, da consciência humana.
de Doreen Sawitza por Pixabay |
A trimembração
abrange tanto o ser humano (em corpo, alma e espírito), a sociedade (nos aspectos cultural/espiritual,
sócio/político e econômico) como o desenvolvimento cognitivo/mental (o pensar,
o sentir e o querer)
by Joel Abroad is licensed under CC BY-NC-SA 2.0 Biblioteca da Sociedade Antroposófica no Hawaí |
A TRIMEMBRAÇÃO NA ESCOLA
WALDORF
WALDORF
A Escola Waldorf
não é uma escola na qual se ensina Antroposofia, apesar de ter suas bases nessa
concepção, o que ocorre, de fato, é o professor realizar seu trabalho com base
na observação do ser humano e da imagem antroposófica dele. Procedimentos
artísticos são aplicados para haver o desenvolvimento cognitivo com equilíbrio
entre razão e sensibilidade.
de Cheryl Holt por Pixabay |
A concepção de
ser humano pela Antroposofia, caracteriza o desenvolvimento humano em períodos
de sete em sete anos, denominados setênios , que marcam novas etapas de
maturação infanto-juvenil. A Escola Waldorf estrutura sua ação considerando os
setênios e procura despertar a individualidade e o desenvolvimento das
potencialidades próprias de cada fase do aluno. Para Steiner a evolução do ser
humano acontece à medida que ele desenvolve seu lado mental de modo a alcançar
a liberdade, só atingida com a consciência ética e moral individual. Para a
educação servir para a reformular a sociedade e as relações entre os homens,
deve incluir o lado espiritual.
Sua pedagogia contempla o avanço saudável e harmonioso do pensar, do sentir e do querer, levando em conta as dimensões física, psíquico-emocional e espiritual de acordo com o setênio e as habilidades sociais que podem ser despertadas em cada um deles:
Sua pedagogia contempla o avanço saudável e harmonioso do pensar, do sentir e do querer, levando em conta as dimensões física, psíquico-emocional e espiritual de acordo com o setênio e as habilidades sociais que podem ser despertadas em cada um deles:
O querer (0 a 7 anos)
A chave educativa
do primeiro setênio é a imitação. Uma
criança pode imitar tudo que se passa em seu entorno da melhor forma possível para
si e para os demais, de maneira que se torne consciente e livre no futuro. As
pessoas não se tornarão seres livres apenas por causa de discursos políticos sobre
liberdade, é necessário agir também. Então, o que Steiner propunha era um treino para a vida adulta,
agindo de forma ética e moral desde precisamente a época em que a socialização
desabrocha, formando assim, uma base para liberdade social do adulto. A
aplicação desses princípios básicos pode ser encontrada em sua obra A educação da criança segundo a ciência
espiritual. No primeiro setênio, o incentivo da imitação e o amor à criança
eram necessários à manutenção da vida do corpo físico, pela ação do corpo etérico (sede energética de nosso
organismo, que liga o corpo com o espírito).
de 2081671 por Pixabay |
O sentir (7 a 14 anos)
No segundo
setênio, a máxima é a autoridade,
aliada à aspiração a ideais, de
forma que a criança , sem julgamentos solitários muito cedo, antes da puberdade,
experiencie a igualdade de direitos entre os homens.
de Kidaha por Pixabay |
O discurso de Steiner está inserido no cenário
social dos anos da I Guerra Mundial e do Pós-Guerra, de onde vem seus
argumentos para discursar sobre a questão social. Inspirado pelos ideais da
Revolução Francesa, ele via a Liberdade aplicada na área cultural e espiritual,
a Igualdade necessária na área político-jurídica e a Fraternidade sendo fundamental
na área econômica.
Um sentimento “puro e belo” pela autoridade,
para o filósofo, pode formar as raízes da igualdade de direitos com maturidade no futuro.
Para Steiner, essa era uma demanda
histórica, pois apontava a ineficácia, no seu modo de ver, de colégios
socialistas da sua época, principalmente russos, que aboliram a autoridade, posicionando
o professor em uma relação de absoluta igualdade com os alunos. Steiner dizia que
as pessoas convictas da necessidade da criação de um organismo social de fato, precisam perceber que os jovens tornam-se
maduros para uma vida socialmente justa em comum se durante seus anos escolares
souberem reconhecer a autoridade verdadeira, que orienta, nessa fase.
Seus estudos
econômico-políticos uniam-se à sua concepção espiritual, levando-o à elaboração da teoria de que sem a autoridade
no segundo setênio, o corpo etérico não
se desenvolveria adequadamente, causando “uma sonolência cultural”, uma falta da
força necessária para o estabelecimento de direitos e o reconhecimento da
igualdade deles em outras vidas humanas.
O terceiro
setênio, a orientação é de fortalecimento do amor universal.
Depois da
puberdade, entre 14 e 21 anos, não apenas o amor afetivo-sexual, se desenvolve
no ser, mas também manifestação do amor humano universal, devendo ser
especialmente incentivado quando as crianças vão para o Ensino Médio. A vida
econômica precisa ser associada ao amor fraternal para que exista assim no
futuro também.
Ao propor o
trabalho dos docentes com o equilíbrio entre o pensar, o sentir e o querer, a
Pedagogia Waldorf procura atingir um refinamento do ser humano em direção ao
amor fraterno entre os indivíduos, conduzindo a uma postura ética e ao
exercício da moralidade saudável.
Nota: a Ciência do Espiritismo de Allan Kardec apresenta um grande
estudo sobre os corpos sutis (alma, espírito, duplo etérico ou períspirito),
para maiores detalhes, clique no link:
https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-1-da-segunda-parte-o-livro-dos.html
https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-1-da-segunda-parte-o-livro-dos.html
SAIBA MAIS em: COMO É A ESCOLA WALDORF? CLICANDO EM:
https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/11/a-escola-waldorf-1-introducao.html
LEIA TAMBÉM:
PARA A MELHOR REUNIÃO DE PAIS QUE VOCÊ TERÁ, ACESSE:
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de Pezibear por Pixabay |
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse:
Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse:
ÍNDICE - Veja mais:
O SAGRADO FEMININO PARA PESSOAS COMUNS: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/o-sagrado-feminino-para-pessoas-comuns.html
2. QUER SABER A HISTÓRIA DO SAGRADO FEMININO ATRAVÉS DO TEMPO? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/12-o-sagrado-feminino-para-todos.html
3.O ENVOLVIMENTO DOS HOMENS COM O SAGRADO FEMININO - Um homem que equilibra seu ânima, yin ou sagrado feminino torna-se um ser humano inteiro, melhorando como pai, marido, profissional, amigo, etc. Sabe por quê? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/o-envolvimento-dos-homens-com-o-sagrado.html
4. Mentalização para a Harmonização Total do Sagrado Masculino e Feminino em todos nós acesse : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/mentalizacao-para-harmonizacao-total-do.html
O outro é apenas um espelho que reflete o que precisa ser trabalhado por nós mesmos! Assim, precisamos voltar para nosso interior quando nos deparamos com questões em que sentimos que há necessidade de equilibrar as energias femininas e masculinas em nós: dificuldades de relacionamentos (familiar, profissional, sexual. etc.), timidez, culpa, bloqueios, travas, entre outras manifestações que exijam autocura. Essa é uma técnica rápida (leva minutos) que pode ajudar a curar ou encontrar as respostas que estão em nosso interior:" Pode ser repetida quantas vezes necessário ao longo do dia ou todo dia, até que se sinta os resultados e realização dos objetivos . Para isso acesse o link 3.
5. Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/stylefont-size-0.html
6. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html
7. Para ler sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA E A TRANSIÇÃO INDIVIDUAL acesse:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/a-transicao-planetaria-e-transicao.html
8. APOMETRIA E SALTO QUÂNTICO: Para quem se interessa por Física Quântica, Apometria, ´Átomos, Ciência e espiritualidade. Acesse para uma reflexão e explicação simples e direta, bem didática: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/06/apometria-e-salto-quantico.html
9. Reflexões em: LÚCIFER ME ABSOLVEU!!!
10. TIPOS DE ESPÍRITAS E TIPOS DE INCRÉDULOS, SEGUNDO ALLAN KARDEC: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/tipos-de-espiritas-e-tipos-de.html
11. ENTENDA: COMO OS ESPÍRITOS CONSEGUEM AGIR NO MUNDO FÍSICO. e AINDA: 🦋QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESPÍRITO E ALMA? 🌷COMO O ESPÍRITO PODE MANIFESTAR FORMA HUMANA? O QUE É PERISPÍRITO E COMO ELE É EXPLICADO POR KARDEC? Clique: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-1-da-segunda-parte-o-livro-dos.html
👱👳👮👷. PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "O LIVRO DOS MÉDIUNS", POR ALLAN KARDEC , CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:
12. MATERIALIZAÇÃO DE MÃOS POR ESPÍRITOS EM SESSÃO ESPÍRITA ESTUDADA POR ALLAN KARDEC EM O LIVRO DOS MÉDIUNS (CAPÍTULO1 - SEGUNDA PARTE): https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/materializacao-de-maos-por-espiritos-em.html
13. POR QUE É PRECISO AJUDAR ESPÍRITOS EM CENTROS ESPÍRITAS?
E por que é preciso haver médiuns? Será que a espiritualidade não poderia fazer esse trabalho sozinha? CLIQUE EM: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/por-que-e-preciso-ajudar-espiritos-em.html
E por que é preciso haver médiuns? Será que a espiritualidade não poderia fazer esse trabalho sozinha? CLIQUE EM: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/por-que-e-preciso-ajudar-espiritos-em.html
👱👳👮👷. PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "O LIVRO DOS MÉDIUNS", POR ALLAN KARDEC , CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:
PARTE 1
INTRODUÇÃO https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/07/estudo-resumido-da-introducao-da-obra-o.html
P1 CAPÍTULO 1 P1: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/07/cap-1-o-livro-dos-mediuns-de-alan.html
P1 CAPÍTULO 2 P1 : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/07/cap-2-o-livro-dos-mediuns-de-alan.html
P1 CAPÍTULO 3 P1 : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-3-o-livro-dos-mediuns-de-alan.html
P1 CAPÍTULO 4 P1 :https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-4-o-livro-dos-mediuns-de-alan.html
PARTE 2
P2 CAPÍTULO 1https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-1-da-segunda-parte-o-livro-dos.html
P2 CAPÍTULO 2: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/cap-2-da-segunda-parte-o-livro-dos.html
P2 CAPÍTULO 3 : Você sabia que as primeiras psicografias surgiram das comunicações feitas com as mesas girantes do século 19? Veja como esse método foi aperfeiçoado até chegar nos moldes de hoje com as próprias mãos do médium! CLIQUE: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/cap-3-da-segunda-parte-o-livro-dos.html
P2 CAPÍTULO 4: Respostas do estudo de Allan Kardec para:- O que é o O FLUIDO UNIVERSAL?- COMO O ESPÍRITO MOVIMENTA OBJETOS?- COMO FAZ O ESPÍRITO PARA CAUSAR RUÍDOS? SERVE-SE DE ALGUM OBJETO MATERIAL?- POR QUE UM ESPÍRITO SÓ PODE MOVER OBJETOS COM A PRESENÇA DE UM MÉDIUM ENCARNADO?-UM MÉDIUM PODE ATUAR COMO AUXILIAR DE UM ESPÍRITO SEM PERCEBER? Clique em: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/10/c-p-i-t-u-l-o-4-da-segunda-parte-das.html
P2 CAPÍTULO 5: Fenômenos de Transporte. Clique: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/10/c-p-i-t-u-l-o-5-da-segunda-parte-das.html
💜💜💜💜💜PARA O ESTUDO EM RESUMOS DOS CAPÍTULOS DE - "UMBANDA DE TODOS NÓS" W.W. DA MATTA E SILVA - OBRA UNIVERSALISTA QUE DEVERIA SER CONHECIDA E RESPEITADA POR TODOS OS BRASILEIROS, CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE:
(I) INTRODUÇÃO : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/07/i-umbanda-de-todos-nos-de-w-w-da-matta.html
Muito esclarecedor.
ResponderExcluirGratidão pela visita! Em breve mais artigos sobre o tema Waldorf serão publicados!!!
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