quinta-feira, 7 de novembro de 2019

A ESCOLA WALDORF 1 - Introdução

de samanitvijit por Pixabay 



COMO É A ESCOLA WALDORF?


Por Lourdes Vanessa



A vertente tradicional da Educação é voltada apenas para o racional (cognitivo) do aluno, suas competências, suas habilidades e um conteúdo estrito para o desenvolvimento lógico-dedutivo e pouco para o criativo. Basicamente, educa-se para o mercado de trabalho e não para a felicidade! Já a tendência da Educação moderna é resgatar a humanidade no processo de ensino-aprendizagem. A Educação proposta pela abordagem pedagógica denominada Waldorf aceita  o desafio de desenvolver algo mais significativo para o aluno e para a sociedade, com uma proposta focada na inteligência emocional, na sensibilidade, por meio de propostas lúdicas e artísticas, sem descuidar do conteúdo necessário ao desenvolvimento prático e à habilidades sociais necessárias na vida adulta, inclusive no meio profissional. O que liga tudo isso à educação para a felicidade é a abordagem mais ampla, holística mesmo. Leva-se em consideração o lado bio-psicoemocional (físico, intelectual, emocional), espiritual e artísitico do ser humano desde sua formação inicial, quando ainda muito pequeno.


de Pexels por Pixabay 


A proposta Waldorf foi elaborada com base no pensamento sobre educação do filósofo croata Rudolf Steiner, criador da Antroposofia (pensamento sobre o homem como um microcosmos que segue os processos do Universo). É um grande movimento educacional independente, com centenas de escolas no mundo todo.
Tem por objetivo formar indivíduos livres, responsáveis, com competência moral e social de forma equilibrada e integrada. A criança é estimulada para desenvolver clareza de raciocínio, equilíbrio emocional e iniciativa ao tomar atitudes. Há autonomia para que escolas e professores elaborem o currículo, a metodologia e a administração. Sua filosofia tem como base o respeito à diferença no desenvolvimento e características de cada ser humano. Aborda-se um determinado conteúdo de várias maneiras diferentes ao longo do ciclo escolar, para que cada um tenha a oportunidade de captar a mensagem no momento mais apropriado a sua capacidade de compreensão individual e do modo como se identificar mais.


de Free-Photos por Pixabay 

PEDAGOGIA WALDORF

 INTRODUÇÃO

A Antroposofia é uma doutrina filosófica e mística fundada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), como uma "ciência espiritual" . Ele a apresenta como um caminho em busca da verdade que preenche o abismo historicamente criado entre  e ciência. Na visão de Steiner, a realidade é essencialmente espiritual: ele queria ajudar as pessoas a superar o mundo material e entender o mundo espiritual através do eu espiritual, de nível superior. Segundo Steiner, há um tipo de percepção espiritual que opera de forma independente do corpo e dos sentidos corporais. (IN: Wikipedia)


RUDOLF STEINER, EM 1905
 (Domínio público)


O INÍCIO COM RUDOLF STEINER


Rudolf Steiner (1861-1925), autor da obra A Filosofia da Liberdade, nasceu na Croácia e estudou Matemática e Ciências Naturais na Áustria. Interessava-se principalmente por temas filosóficos, políticos e sociais. Em seus estudos, concluiu que o ser humano pertence simultaneamente aos meios físico-natural e espiritual, pois é a única criatura com consciência de si mesmo e com liberdade individual (unidade psico-fisico-espiritual). Ele trabalhou seu pensamento exaustivamente, até os seus últimos dias, tentando resolver a crise política, social e pedagógica da Europa, após a Primeira Guerra. Para ele, não é suficiente apenas a aquisição de conhecimentos técnico-científicos pelos jovens, mas sim um desenvolvimento global, que lhes permita competência para tomarem iniciativas, decisões e atuar com responsabilidade e independência na sociedade. Defendia uma educação cativante com ferramentas flexíveis, multidisciplinar, com abordagem de todos os aspectos da vida e incentivadora de um comprometimento com a sociedade.


de Gerd Altmann por Pixabay 

“Só se pode transmitir ao aluno, aquilo que o educador conquistou em si mesmo” 
 Rudolf Steiner

Rudolf Steiner dava aulas particulares aos colegas quando era estudante. Depois, lecionou na Escola para Formação de Operários de Berlim, na Alemanha. A educação da criança segundo a ciência espiritual foi um ensaio elaborado por ele em 1907.
Naquela época, em decorrência da Primeira Guerra Mundial, a Europa se esforçava para erguer uma nova ordem econômica, social e cultural.
 Em 1919, a fábrica de cigarros Waldorf-Astória, da cidade alemã de Stuttgart, contratou-o para  fazer palestras aos funcionários sobre temas sociais e educativos. Steiner pensava que os trabalhadores, ao conhecer melhor o propósito de seu ofício, construiriam uma relação mais humana. 
de Otto Wenninger por Pixabay 
Com isso, os trabalhadores acabaram por solicitar que suas crianças recebessem uma orientação escolar com base nos princípios que ouviam do palestrante. Assim, o filósofo foi chamado para também fundar uma escola para os filhos dos operários. Em setembro desse ano, sob a proposta pedagógica de Steiner, a primeira escola recebeu o nome da fábrica Waldorf e foi instalada no seu mesmo prédio com 12 professores e 256 alunos de qualquer procedência, raça ou religião. Emil Molt, o diretor da fábrica, pertencia ao Movimento pela Trimembração do Organismo Social.


de Amanda McConnell por Pixabay 

A missão da escola Waldorf era a aplicação de uma metodologia artística que desenvolvesse a razão e a sensibilidade igualmente no ser humano.
Escola Waldorf em Auckland, na Nova Zelândia
Por World24 - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0,
 https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17808818
Para Steiner, a educação poderia reestruturar a sociedade com uma relação mais humana pelo desenvolvimento espiritual do ser humano. Propôs a base de uma educação que corresponda às necessidades atuais e futuras do mundo, analisando o pensar, o sentir e a vontade. Além de ter como diretrizes máximas os ideais da Revolução Francesa: Liberdade (na vida cultural e espiritual), Igualdade (jurídico e legal) e Fraternidade (na atividade econômica). Para a criança, esses ideais significariam uma Educação sem preconceitos, dogmas e com respeito às diferenças, amor fraternal, postura ética e moralmente saudável.
“A rotina da vida escolar da criança até 6 anos de idade é por meio da imagem , da música, dos contos de fadas, do desenho, do brincar espontâneo, do trabalho corporal (ritmo), tudo isso vinculados a Natureza, em um grande quintal sensorial, onde o vento, o Sol, a água, a terra, as plantas e os animais e até mesmo a Lua e os astros são recursos indispensáveis neste período da infância.” Patrícia Fonseca

Algum tempo depois, a escola mudou-se para outro local, desvinculando-se da fábrica, mas mantendo sua orientação com o nome originalmente conhecida: “Pedagogia Waldorf”.
Rudolf Steiner faleceu em 1925, em Dornach, na Suíca, deixando contribuições nos campos como os da organização social, da pedagogia, da medicina, da farmacologia, da agricultura, das artes.

Atualmente, as escolas Waldorf constituem uma rede independente em contínuo crescimento, ultrapassando 1100 escolas por todo o mundo. A pedagogia das escolas Waldorf é indicada pela UNESCO como a que é capaz de responder aos desafios educacionais da atualidade, especialmente em áreas de diferenças sociais gritantes.
Escola Waldorf em Tréveris, na Alemanha

CC BY-SA 3.0
 https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1251672

No Brasil, a primeira escola foi fundada na cidade de São Paulo, no Alto da Boa Vista, com o nome do fundador dessa pedagogia, Rudolf Steiner. Hoje em dia, além de Jardins de Infância, há mais de 40 escolas pertencentes à Federação das Escolas Waldorf do Brasil.

Até pouco tempo, havia apenas uma escola pública Waldorf  no país, em  Aracaju, em Sergipe,  a pioneira Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI Dr. José Calumby Filho que foi uma iniciativa dos próprios professores da rede municipal.


Veja o artigo seguinteII.A ESCOLA WALDORF 2– A EDUCAÇÃO HOLÍSTICA : O QUE É TRIMEMBRAÇÃO, ANTROPOSOFIA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO> EM:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/11/1-pedagogia-waldorf-educacao-holistica.html

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PARA A MELHOR REUNIÃO DE PAIS QUE VOCÊ TERÁ, ACESSE: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/comece-elogiando-na-reuniao-de-pais-e.html

de Pezibear por Pixabay 
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html




 Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/stylefont-size-0.html



ÍNDICE - Veja mais:



1. Para saber mais sobre o Sagrado Feminino  e Masculino em nós, acesse
O SAGRADO FEMININO PARA PESSOAS COMUNShttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/o-sagrado-feminino-para-pessoas-comuns.html

2. QUER SABER A HISTÓRIA DO SAGRADO FEMININO ATRAVÉS DO TEMPO? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/12-o-sagrado-feminino-para-todos.html

3.O ENVOLVIMENTO DOS HOMENS COM O SAGRADO FEMININO -  Um homem que equilibra seu ânima, yin ou sagrado feminino torna-se um ser humano inteiro, melhorando como pai, marido, profissional, amigo, etc. Sabe por quê? Acessehttps://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/o-envolvimento-dos-homens-com-o-sagrado.html

4. Mentalização para a Harmonização Total do Sagrado Masculino e Feminino em todos nós acesse : https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/04/mentalizacao-para-harmonizacao-total-do.html

 O outro é apenas um espelho que reflete o que precisa ser trabalhado por nós mesmos! Assim, precisamos voltar para nosso interior quando nos deparamos com  questões em que sentimos que há necessidade de equilibrar as energias femininas e masculinas em nós: dificuldades de relacionamentos (familiar, profissional, sexual. etc.), timidez, culpa, bloqueios, travas, entre outras manifestações que exijam autocura.  Essa é uma técnica rápida (leva minutos) que pode ajudar a curar ou encontrar as respostas que estão em nosso interior:"  Pode ser repetida quantas vezes necessário ao longo do dia ou todo dia, até que se sinta os resultados  e realização dos objetivos . Para isso acesse o link 3.


5. Para ler o Manifesto mais lindo a favor do Equilíbrio de Energia no Planeta, "A Carta do Chefe Seatle", acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/stylefont-size-0.html

6. VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA TÉCNICA CIENTÍFICA PARA TREINAR A BONDADE E COMPAIXÃO EM CRIANÇAS E JOVENS? Acesse: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/voce-sabia-que-existe-uma-tecnica.html

7. Para ler sobre A TRANSIÇÃO PLANETÁRIA E A TRANSIÇÃO INDIVIDUAL acesse:https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/05/a-transicao-planetaria-e-transicao.html

8. APOMETRIA E SALTO QUÂNTICO: Para quem se interessa por Física Quântica, Apometria, ´Átomos, Ciência e espiritualidade. Acesse para uma reflexão e explicação simples e direta, bem didática:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/06/apometria-e-salto-quantico.html

9. Reflexões em: LÚCIFER ME ABSOLVEU!!! 

10. TIPOS DE ESPÍRITAS E TIPOS DE INCRÉDULOS, SEGUNDO ALLAN KARDEC: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/tipos-de-espiritas-e-tipos-de.html

11. ENTENDA: COMO OS ESPÍRITOS CONSEGUEM AGIR NO MUNDO FÍSICO. e AINDA: 🦋QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESPÍRITO E ALMA? 🌷COMO O ESPÍRITO PODE MANIFESTAR FORMA HUMANA?   O QUE É PERISPÍRITO E COMO ELE É EXPLICADO POR KARDEC? Clique: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/cap-1-da-segunda-parte-o-livro-dos.html



12. MATERIALIZAÇÃO DE MÃOS POR ESPÍRITOS EM SESSÃO ESPÍRITA ESTUDADA POR ALLAN KARDEC EM O LIVRO DOS MÉDIUNS (CAPÍTULO1 - SEGUNDA PARTE): https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/08/materializacao-de-maos-por-espiritos-em.html

13. POR QUE É PRECISO AJUDAR ESPÍRITOS EM CENTROS ESPÍRITAS?
E por que é preciso haver médiuns? Será que  a espiritualidade não poderia fazer esse trabalho sozinha?  CLIQUE EM:  https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/por-que-e-preciso-ajudar-espiritos-em.html



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PARTE 1




P2 CAPÍTULO 2: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/cap-2-da-segunda-parte-o-livro-dos.html

P2 CAPÍTULO 3 : Você sabia que as primeiras psicografias surgiram das comunicações feitas com as mesas girantes do século 19? Veja como esse método foi aperfeiçoado até chegar nos moldes de hoje com as próprias mãos do médium! CLIQUE: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/09/cap-3-da-segunda-parte-o-livro-dos.html

P2 CAPÍTULO 4: Respostas do estudo de Allan Kardec para:- O que é o O FLUIDO UNIVERSAL?- COMO O ESPÍRITO MOVIMENTA OBJETOS? COMO FAZ O ESPÍRITO PARA CAUSAR RUÍDOS? SERVE-SE DE ALGUM OBJETO MATERIAL?- POR QUE UM ESPÍRITO SÓ PODE MOVER OBJETOS COM A PRESENÇA DE UM MÉDIUM ENCARNADO?-UM MÉDIUM PODE ATUAR COMO AUXILIAR DE UM ESPÍRITO SEM PERCEBER? Clique em: https://insightvocepordentro.blogspot.com/2019/10/c-p-i-t-u-l-o-4-da-segunda-parte-das.html

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